Na busca da consolidação do estado como um dos melhores a maiores destino turístico do Brasil teve início nesSa quarta-feira (27), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, o Encontro de Turismo do Maranhão. O evento, realizado até esta quinta-feira (28), foi aberto pelo secretário de Estado do Turismo, Jura Filho, e conta com a participação de prefeitos, representantes do Ministério do Turismo, membros do Conselho Estadual de Turismo, representantes de polos turísticos, do trade, profissionais do setor e estudantes.
O secretário Jura Filho disse que há uma preocupação da governadora Roseana Sarney, em implementar e fortalecer o setor e para isso são importantes as parcerias. “Nestes dois dias de evento, vamos discutir o que já conseguimos implementar, principalmente baseado no Plano Maior, que nos dar diretrizes técnicas para que possamos evoluir e também discutiremos programas do Ministério do Turismo nos quais a secretaria é parceira”, contou.
Os avanços do Maranhão nesta área foram destacados pelo coordenador-geral de Segmentação do Ministério do Turismo, Wilken Souto, durante seu pronunciamento. Ele observou que pelo grande número de pessoas presentes no evento, principalmente prefeitos e secretários municipais, é possível perceber que o turismo já é uma pauta recorrente dentro das administrações municipais. “Isto se caracteriza no amadurecimento que o estado teve em relação à atividade turística como uma atividade econômica”, obsevou Wilken.
Ele disse que por perceber esses avanços e engajamento é que o Ministério do Turismo tem investido bastante no estado. “São mais de 151 obras de infraestrutura turística que estão em andamento, investimento de mais de R$ 114 milhões. Vamos investir R$ 1 milhão na região da Rota das Emoções em um plano de desenvolvimento turístico em parceria com o Bird. São vários investimentos que estão sendo feitos no Maranhão por perceber que o estado evoluiu, amadureceu, mas também ainda tem muito a fazer e nós estamos juntos aqui para construir”, acrescentou.
Durante a abertura foram entregues certificados aos municípios que aderiram ao Programa de Regionalização, que marca a etapa inicial para que as cidades se organizem turisticamente para atender aos critérios do Ministério do Turismo.
A regionalização e roterização, implementação dos interlocutores municipais e regionais são avanços nesta área apontados pelo secretário Jura Filho. “Vamos agora discutir os outros passos que temos que dar e fazer um planejamento para 2014, que é um ano especial, de Copa, em que o Brasil será o ponto convergente do mundo inteiro, principalmente no setor turístico e temos que trazer esses turistas para conhecer as belezas do Maranhão”, observou o secretário.
O prefeito do município de Carolina, Ubiratan Jucá, que falou em nome de todos os gestores municipais presentes, elogiou a iniciativa do Governo do Estado de realizar o evento e disse que esta é uma oportunidade de trocar experiência, mostrar o que cada município tem nesta área e atrair mais investimentos. “Temos avançado nesta área, mas sozinhos não podemos fazer muito. Precisamos do apoio dos governos federal e estadual e aqui recebemos este apoio”, disse.
Quem também falou destacou a importância do evento e elogiou a iniciativa foi o secretário de Turismo de São Luís, Lula Filho. “Os governos estadual e federal estão de parabéns por essa sensibilização, por entenderem que o turismo é um indutor do desenvolvimento do estado, gerador de emprego e renda para a população”, assinalou.
O prefeito de Viana, Francisco Gomes, cidade localizada na região de lagos e campos floridos, informou que na busca por atrair mais turistas para a o município, a prefeitura está com um trabalho intenso de proteção desta riqueza. “Temos recebido o apoio do ministro do Turismo, Gastão Vieira, da governadora Roseana Sarney e do secretário Jura Filho no sentido de preparar a cidade para receber os turistas e gerar emprego e renda para nossa população”.
Programação
Na área científica do encontro serão apresentadas palestras, oficinas e debates com temas voltados à discussão central, que propõe a organização e estruturação do setor nos municípios, além de implementação da legislação do turismo. Já os painéis vão abordar temáticas voltadas à profissionalização do setor e empreendedorismo.
Para a área cultural, uma sala de mini cinema vai oferecer sessões de filmes para cerca de 300 crianças de escolas da rede pública de ensino, além da apresentação da peça teatral Pão Com Ovo, que finalizará as atividades do encontro.
Integra a programação, a entrega oficial da Carteira do Artesão, documento que passará a ser obrigatório. Nesta quinta-feira (28), às 10h, será lançada a segunda edição do Programa do Ministério do Turismo, Viaja Mais Melhor Idade. O programa busca promover a inclusão social de pessoas a partir de 60 anos, aposentados e/ou pensionistas, em oportunidade de viajar e usufruir benefícios da atividade turística.
Publicado em Regional na Edição Nº 14866
Comentários