Espetáculo de luzes e cores definem o que foi a abertura dos Jejols 2018

A abertura da XIV Edição dos Jogos Escolares Joãoliboenses foi marcada por um grande espetáculo de cores e coreografias sincronizadas, levando o público que lotou as dependências do Estádio Municipal Ione Tome de Melo ao delírio. Serão 10 dias de competições, onde mais de 1700 alunos/atletas, meninos e meninas, disputarão 13 modalidades: atletismo, badminton, beach soccer, ciclismo, dama, tênis de mesa, futebol de campo, futsal, queimada, vôlei de areia e xadrez, divididos nas categorias: mirim, pré-mirim, infantil e infanto. O objetivo de cada um é alcançar o lugar mais alto do pódio. São mais de 30 coordenadores e 50 professores envolvidos diretamente no evento, representando 25 escolas do município, entre as quais duas do estado: Rio Amazonas e Henrique de La Rocque. O maior espetáculo esportivo estudantil realizado pela Prefeitura de João Lisboa, em parceria com as Secretarias de Educação (SEMED) e do Desporto e Lazer (SEDEL), já é considerado como um dos mais organizados e melhores Jogos Escolares do Estado do Maranhão. 
Durante os dez dias de jogos, desportistas e pais de alunos acompanharão de perto o desempenho dos seus atletas. O público desportista e toda a classe estudantil que participaram vibraram com a beleza e o encanto da abertura dos JEJOLS 2018. A cerimônia de abertura do evento aconteceu na noite dessa terça-feira (05), nas dependências do principal palco do esporte local e reuniu autoridades políticas, entre as quais o deputado estadual Antonio Pereira, o secretário adjunto de Esportes do Estado, Américo Lobato, a sociedade civil e organizada, secretários municipais e o Governo do Estado, desportistas e atletas de todas as idades, professores, pais e alunos das instituições de ensino público da rede municipal e escolas particulares.
De acordo com a equipe de organização dos jogos, estima-se que mais de 8 mil pessoas prestigiaram a festa de abertura dos JEJOLs. Logo após declarar oficialmente abertos os Jogos Escolares Joãolisboenses, o prefeito Jairo Madeira foi enfático ao dizer que é uma alegria sem tamanho e gratificante, ao mesmo tempo, poder proporcionar a todos os estudantes esse momento de alegria e de confraternização e ratificou, mais uma vez, seu compromisso com a educação e com o esporte do município. 
"O grande diferencial da nossa gestão é a transferência e o compromisso em tudo que fazemos. Além do mais, contamos com uma equipe de trabalho compromissada em fazer o melhor para o município e para o povo. Continuaremos trabalhado para que a cada ano possamos inovar e acrescentar o que for necessário para que a maior competição esportiva estudantil de João Lisboa esteja sempre em evidência", observou. Jairo disse, ainda, que esta é uma época em que as escolas do município se unem em forma de jogos durante vários dias e, assim, todos buscam o mesmo objetivo: oportunizar aos alunos espaços para que eles possam mostrar e desenvolver na prática todos os seus talentos. "São eles que brilharão com seus esforços, conquistando vitórias em um curto período, demonstram o espírito esportivo, a amizade e a alegria de celebrar o prazer de ser atleta", finalizou.
Poliano Bispo, secretário de Esportes, lembrou de todo o trabalho elaborado que antecedeu a cerimônia de abertura e agradeceu a todos os envolvidos. "Foram meses de muito planejamento e 45 dias de ensaios desgastantes para que tudo saísse perfeito. Não foi fácil, mas, valeu apena cada dia, cada segundo, cada minuto e cada hora de trabalho, o resultado foi espetacular. Parabéns aos alunos e aos coordenadores envolvidos, em especial aos pais de alunos que tiveram a confiança de liberá-los para os ensaios. Tenho a certeza que serão 10 dias de grandes competições", destacou.
Os Jogos Escolares de João Lisboa 2018 foram abertos nessa terça-feira (05). A Cerimônia reuniu atletas de 5 a 17 anos, professores, familiares e alunos das instituições de ensino público da rede municipal e escolas particulares. A maior competição estudantil de João Lisboa é realizada pela prefeitura municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Secretária de Esportes, Desporto e Lazer (SEDEL). Para o secretário municipal de Educação, Davison Sormanni, o esporte funciona como uma ferramenta de interação social e de transformação de cada criança e adolescente. "É o principal pilar dos Jogos Escolares". "Hoje o evento está consolidado como referência estadual e tem a missão de inserir socialmente os jovens por meio do esporte", acrescentou. (Assessoria)