Evento foi destacado por empresários e também por quem pretende empreender - Handson Chagas

"Um negócio da China" pode ser um ótimo negócio. Foi esse o aprendizado que empresários maranhenses tiveram durante o workshop 'Como importar da China', realizado na terça-feira (21), em São Luís, pelo Governo do Estado em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio). A iniciativa, que buscou orientar e esclarecer as principais dúvidas de quem deseja fazer negócios com o país asiático, foi aprovada pelos participantes.
"Um evento muito relevante, que trouxe conteúdo qualificado sobre as principais questões que devemos considerar antes de decidir importar da China", avaliou a empresária Camila Bittencourt, que atualmente gerencia uma loja virtual de moda infantil e pretende comprar produtos de beleza e eletroeletrônicos dos chineses.
O empresário  Igor Duailibe, que atua no segmento de higiene e limpeza, saiu do evento decidido a fazer negócios com os orientais. "Já vinha estudando essa possibilidade, mas, aqui, pude ampliar os meus conhecimentos sobre o mercado chinês e também como funciona a importação; então, agora é concretizar", disse o lojista, que planeja ir à China ainda no primeiro semestre deste ano.
O evento foi relevante, também, para quem ainda não atua no meio empresarial, mas pretende empreender. É o caso da Carla Dias, que participou do workshop com o intuito de buscar perspectivas para o futuro negócio. "O primeiro passo para empreender é compreender; eu preciso me educar para errar menos nessa jornada, e esse tipo de evento é indispensável para que eu consiga esse amadurecimento", destacou a futura empresária, que ainda não definiu o seu nicho de mercado, mas está certa de que "fazer negócio com a China é uma boa escolha".
O workshop teve como palestrante o empresário Lincoln Fracari, especialista e consultor na área de negócios com a China e a Ásia. Lincoln desconstruiu alguns mitos sobre o mercado chinês, tirou dúvidas e deu dicas para quem deseja fazer negócios com o país asiático.
"O empresário que deseja importar da China precisa, antes de tudo, buscar conhecimentos sobre o mercado de lá; depois, encontrar um fornecedor, verificar se o produto vale a pena ou não, e entender se realmente é o momento certo de importar", recomendou o palestrante. (Secap)