São Luís - Até 2014, o Maranhão deverá dobrar a atual produção de 1,5 mil tonelada/ano de mel para 3 mil tonelada/ano. O prognóstico foi anunciado à governadora Roseana Sarney pelo diretor geral da empresa Prodapys Exportadora de Mel, Célio Hercílio Marcos da Silva, durante reunião, nessa terça-feira (20), no Palácio dos Leões, em São Luís. Ele também falou sobre o andamento das obras de construção de unidade da empresa no município de Santa Luzia do Paruá. Participaram do encontro os secretários de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo; e o chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva.
O investimento da empresa, que tem sede em Santa Catarina, será da ordem de R$ 1 milhão e resultará na mais moderna unidade de extração de mel do Brasil. Com a instalação do empreendimento no estado, a Prodapys Exportadora de Mel potencializa os negócios no Maranhão, onde há quatro anos compra mel para exportação de produtores da região do Alto Turi, e beneficia com tecnologia os produtores locais do setor.
Com o novo empreendimento, mais de 200 famílias do município terão garantida a venda de toda a sua produção. O secretário Cláudio Azevedo destacou que o Governo do Estado está aberto a ser parceiro de empresas que ajudem no desenvolvimento do Maranhão.
“Nós vamos apoiar mais a iniciativa empreendedora trabalhando a capacitação de produtores de mel e de produtores de abelha rainha”, assinalou. Azevedo ressaltou ainda que a empresa trará para o Maranhão a tecnologia dasmatrizes (rainhas) geneticamente modificadas da apis melífera (abelha africanizada), garantindo um produto de melhor qualidade.
Bastante otimista após o encontro com a governadora, o diretor geral da empresa falou sobre a obra de construção. “A previsão é que a obra esteja concluída até julho deste ano. A empresa terá maquinário de última geração e a expectativa é que a produção inicial seja de 30t a 40t de mel por dia”, declarou Célio Hercílio Marcos da Silva, que apresentou os produtos da marca à governadora.
A catarinense Prodapys Exportadora de Mel é a primeira empresa do Brasil habilitada a exportar para a União Europeia, tornando-se líder brasileiro no comércio do produto para o mercado internacional. Além do Maranhão, na região Nordeste, a Prodapys tem unidade de produção no município piauiense de São Raimundo Nonato.
O portfólio de produtos da Prodapys é formado por compostos de mel, linha de cosméticos (loção hidratante e geleia real) compostos, balas, alimentos e produtos apiterápicos (extratos de própolis, geleia real liofilizada, e outros).
Publicado em Regional na Edição Nº 14358
Comentários