A Vale registrou, em junho, o maior embarque de soja em uma única operação realizada no Píer II, operado pela Vale no Porto do Itaqui, no Maranhão. Foram 96 mil toneladas de grãos carregados no navio Nord Delphinus, com bandeira de Singapura, que seguiu no início do mês com destino ao mercado europeu. A média de embarque por navio é de 66 mil toneladas.
O volume de soja embarcada de janeiro a junho deste ano também aumentou em relação ao mesmo período de 2010. São 939.750 toneladas contra 761.66 embarcadas no último ano, um amento de 28%. O crescimento no escoamento de cargas gerais, especialmente grãos, é resultado da logística integrada do Sistema Norte, que conta com a eficiência operacional da Estrada de Ferro Carajás (EFC), Ferrovia Norte Sul (FNS) e do Terminal Portuário de Ponta da Madeira (TPPM).
Conectando a região centro-oeste do país com o Maranhão, a Ferrovia Norte-Sul transporta parte da produção agrícola de estados como Tocantins e Mato Grosso. Como resultado desse aumento, navios de maior porte têm atracado no porto Maranhense. A expectativa é que em 2011 sejam embarcados cerca de 2,5 milhões de toneladas do grão pelo Píer II, localizado no Complexo Portuário de Ponta da Madeira. O Píer II foi arrendado pela Vale junto à Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), administradora do Porto de Itaqui.