Foram considerados positivos os resultados do encontro entre o prefeito Edilomar Miranda e representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino e no Serviço Público Municipal de Ribamar Fiquene (SINTESPURF), ocorrido na terça-feira (19), na sede da entidade, na Rua Paraná, centro comercial da vizinha cidade.
O encontro teve como objetivo reforçar o acordo entre a categoria, buscando melhorar o trabalho dos profissionais da área da educação, por meio da recuperação, restauração das unidades de ensino, melhorias no incentivo funcional, além do enquadramento dos profissionais do Magistério do Nível I para o Nível II.
A pauta da reunião também constou da discussão sobre o novo piso salarial, ocasião em que o prefeito Edilomar Miranda pediu cautela por parte da categoria, tendo em vista usar todos os recursos dentro do planejamento financeiro da máquina pública municipal.
No final, o prefeito Edilomar Miranda agradeceu ao convite do SINTERSPURF, a presença e o entendimento da categoria durante a reunião. O gestor destacou ser o diálogo o melhor caminho para a resolução dos problemas. "Entendemos que esse diálogo é muito importante para a garantia dos direitos dos servidores dentro das condições do nosso município".
O prefeito Edilomar Miranda falou sobre a importância da educação para o processo de desenvolvimento do município. Entretanto, reafirmou ser necessário haver cautela por parte da categoria, em virtude da gradativa redução dos recursos federais. Uma das prioridades do chefe do Executivo fiquenense é não atrasar a folha de pagamento dos servidores públicos municipais.
O gasto com o pessoal do magistério, lembrou, tem impacto muito forte nas folhas de pagamento de todos os municípios brasileiros e qualquer avanço nessa despesa acaba influenciando muito o total de gasto com pessoal e o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 54% da receita corrente líquida para os gastos com pessoal no Executivo. "Não estamos medindo esforços para fazer a gestão municipal andar normalmente", conclui.
O encontro foi encerrado às 18h30 e contou com a presença do presidente do SINTESPURF, Evaldo Fernandes; do secretário de Administração e Planejamento, Genival Fonseca; assessor da Secretaria de Educação do Município, Ardiles; professora Valdira, coordenadora pedagógica; advogados e servidores, integrantes do quadro de associados da entidade representativa da categoria da educação em Ribamar Fiquene.
Comentários