Com o objetivo de melhorar o aprendizado da matemática de crianças de escolas públicas maranhenses, foi lançado nessa quinta-feira (27), em São Luís, o projeto ‘Círculo da Matemática’, uma nova proposta do ensino da Matemática realizada pelo Instituto Tim com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação (Secti). O secretário Bira do Pindaré representou o governador Flávio Dino no evento e anunciou aos professores presentes na criação do “Cred Ciência”, que será oferecido a professores da rede pública municipal e estadual para compra de livros durante a Feira do Livro e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
“Esta é uma forma de fomentar estes dois importantes eventos, do governo do Estado e da Prefeitura. Será um crédito de R$ 150,00 para que professores possam comprar livros durante o evento. Estamos fazendo um convênio com a Associação dos Livreiros e o crédito só poderá ser gasto durante a feira, quando o professor terá o mesmo disponibilizado”, explicou o secretário, informado que a secretaria irá abrir em breve as inscrições para os professores interessados em obter o crédito.
Ao falar sobre o projeto Círculo da Ciência, Bira do Pindaré destacou que a Matemática é estratégica na formação de qualquer indivíduo do ponto de vista do conhecimento, da ciência e da tecnologia. “Este é nosso objetivo como Secretaria da Ciência e Tecnologia, apoiar todos os organismos no sentido de fortalecer aquilo que engrandece a ciência e tecnologia no Maranhão”, disse o secretário durante a abertura do evento, que contou ainda com as presenças do secretário municipal de Educação, Geraldo Castrom e da representante do Instituto Tim, Jacqueline Pina Barra.
O secretário disse que a melhoria do ensino na rede pública é prioridade do governador Flávio Dino. “Temos o menor número de mestres e doutores, o menor número de pessoas graduadas do Brasil e o nosso investimento no estímulo e incentivo, para que as pessoas participem e procurem um caminho do ponto de vista da ascensão acadêmica, e fundamental porque sem isso não tem ciência e tecnologia”, completou o secretário.
O apoio que o governo do Estado tem dado a ações que promovam a melhoria do ensino-aprendizado recebeu o reconhecimento dos presentes no evento. O secretário Geraldo Castro destacou que o governador Flávio Dino e o secretário Bira do Pindaré têm feito um importante trabalho de conexão com os municípios garantindo todos os esforços para que os municípios recebam apoio necessário para a melhoria da educação do Estado. “Aqui é a prova concreta disso e agradeço em nome do prefeito Edivaldo e de todos os professores que aqui estão”, disse.
Durante sua fala, a representante do Instituto Tim, Jackeline Barra, parabenizou o governo do Estado e a Secti, que têm sido grandes parceiros não somente no projeto “Circulo da Matemática do Brasil”, mas também em outros projetos no âmbito da ciência e tecnologia. “Todo esse trabalho é focado nos educadores e para nós é um prazer estarmos aqui lançando esse projeto. O Círculo da Matemática é uma forma que escolhemos de compartilhar a satisfação de estar na sala de aula das escolas públicas ao lado de centenas de professores e mais de cinco mil alunos que participam do projeto este ano”, disse Jackeline.
O Círculo da Matemática do Brasil oferece prioritariamente aulas de matemática para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental em turmas pequenas de máximo 10 alunos de acordo com uma metodologia participativa e lúdica. As aulas são lideradas por educadores brasileiros capacitados na metodologia do renomado enfoque pedagógico do “The Math Circle”, desenvolvido pelos professores Bob e Ellen Kaplan, da Universidade de Harvard, e adaptada ao contexto brasileiro. As aulas do círculo não substituem as da grade curricular de matemática das escolas, são aulas extras e ocorrem uma vez por semana para cada turma.
Para a professora Magda Santos, que participou da capacitação, o projeto é muito importante devido à necessidade de melhorar o aprendizado do aluno nesta disciplina. “Tudo que é pensando no sentido de tornar a disciplina mais atrativa para o aluno é muito bem-vindo para nós educadores”, disse. “Esse projeto é muito interessante porque ele desmitifica a ideia de que a matemática é muito difícil, tira o medo do aluno e isso com certeza resulta em um melhor aprendizado”, completou a diretora da Escola Menino Jesus de Praga, Mery Bogéa.
Publicado em Regional na Edição Nº 15395
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