Hoje, às 16h, a 7ª Promotoria da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado do Maranhão, comarca de Imperatriz, realizará uma panfletagem com apoio da Polícia Rodoviária Federal nas margens da BR, próximo ao bairro Lagoa Verde. A ação é parte da programação da Semana de combate à exploração e abuso sexual de crianças que se estenderá até esta sexta-feira (22).
“O local é importante porque grande parte dos casos de abuso e exploração sexual infantil acontece nas rodovias”, afirma Gabriela Fontineles, umas das organizadoras da campanha na cidade, e acrescenta: “É um assunto que deveria ser tratado com a seriedade que merece”.
Segundo o UNICEF, a cada hora, 228 meninos, principalmente meninas, são explorados sexualmente em países da América Latina e do Caribe. Só no Brasil foram registrados, em média, cinco casos por dia entre 2003 e 2008, de acordo com levantamento feito a partir dos dados do Disque 100, um serviço do governo federal que é referência nessa área. Cada criança explorada representa a última etapa de uma série anterior de violações dos seus direitos, que não foram respeitados. “A violência, a negligência e o abuso conduzem à exploração sexual de crianças e adolescentes”, afirma o diretor regional do UNICEF para a América Latina e o Caribe, Nils Kastberg.