Hemerson Pinto
Se a plataforma DivulgaWeb até as últimas eleições era a inovação, imagine agora um aplicativo que permitir o eleitor, sentado, caminhando pela rua, deitado em uma rede ou brincando com os filhos no parquinho, ter acesso à apuração dos votos de todos os estados brasileiros, em tempo real.
É prático e permite o acompanhamento no mesmo instante em que a contagem dos votos acontece e o eleitor não precisa ficar de olho na TV, de ouvidos no rádio ou na frente do computador para saber se o candidato para o qual votou encontra-se à frente ou atrás na apuração do resultado do pleito eleitoral deste ano, o que acontece a partir das 17h deste domingo.
Quando a votação for encerrada e urnas começarem a ser ‘abertas’, o aplicativo ‘Apuração 2014’ passará a informar o sobe e desce dos números em todos os estados e no Distrito Federal. “Vou poder ir para minha reunião da igreja e, de minuto em minuto, dar uma espiada na tela do celular para saber se meu candidato vai bem durante a apuração”, comentou o estudante José Ribamar Júnior, de Imperatriz.
O aplicativo já pode ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis, como tablets e smartphones. “É a tecnologia ajudando cada vez mais a gente ficar mais próximo desse processo que causa angústia em quem gosta de acompanhar a contagem dos votos. Sem falar que o aplicativo é bem prático, fácil de ser baixado e você pode usar essa ferramenta sem precisar ficar grudado na TV, no rádio”, aprova mecânico Paulo Gomes.
A novidade apresentada pela Justiça Eleitoral é a união de duas plataformas usadas em anos anteriores: o sistema Divulga, versão computador de mesa, e o DivulgaWeb, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O resultado da totalização dos votos para presidente da República começará a ser divulgado apenas às 19h (horário de Brasília), por conta da diferença de fuso horário. Para os demais cargos os resultados serão divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e a remessa das informações ao TSE terá início logo após o encerramento da votação, às 17h.
Apuração 2014 - O aplicativo Apuração 2014 já pode ser baixado sem custo em tablets e smartphones que utilizam os sistemas operacionais IOS e Android. Por meio do aplicativo, é possível acompanhar os dados de todo o Brasil e visualizá-los a partir de consulta por nome de candidato.
O eleitor pode, também, selecionar a abrangência que deseja acompanhar a apuração. Por exemplo, pode-se escolher “Brasil” para acompanhar a votação de presidente da República e “Estados” para acompanhar a votação para governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital. É possível acompanhar o desempenho nas urnas do candidato a presidente em cada Estado. Além de visualizar o número de votos, é possível acompanhar o percentual de apuração das seções e ainda compartilhar essas informações nas redes sociais.
Os resultados são atualizados automaticamente e, ao final da apuração, serão exibidos os eleitos com o quantitativo de votos obtidos e o percentual de votação por candidato. O candidato que aparecer com zero voto pode não ter tido votação, estar indeferido com recurso ou, após a preparação das urnas, ter sido indeferido, ter renunciado ou falecido. Os votos para candidatos indeferidos com recurso ou cassados com recurso não serão exibidos, conforme a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97, artigo 16-A).
O aplicativo não apresenta resultados da votação em trânsito nem da votação no exterior para o cargo de presidente da República. Para baixar o aplicativo Apuração 2014, acesse as lojas Google Play e iOS App Store. (Com informações: TSE)
Comentários