Domingos Cezar
O mês de abril movimenta a classe literária, principalmente os membros da Academia Imperatrizense Letras – AIL, que se encontra em processo de renovação de sua diretoria, escolha da chapa concorrente e escolha do vencedor do Prêmio Literário AIL 2015. Tudo isso culminará no próximo dia 27 de abril, quando a AIL completa 24 anos de fundação.
Na festa prevista para acontecer nesta data, a presidente Edna Ventura, que esteve na presidência por quatro anos, em dois consecutivos mandatos, dará posse à nova diretoria. Por sua vez, o prefeito Sebastião Madeira fará a entrega do prêmio de R$ 5 mil para o vencedor do Prêmio Literário AIL 2015, por se tratar de uma Lei Municipal.
Na reunião da última quinta-feira (9), os acadêmicos presentes esboçaram chapa única que deverá ser votada no próximo dia 16 e empossada no dia 27 de abril. Na ocasião, todas as pessoas que foram indicadas para os cargos da diretoria concordaram, razão porque se acredita que até o dia da eleição não haverá mudanças de nomes e cargos.
Desta forma, a chapa única será assim constituída: presidente – Luiz Carlos Porto, vice-presidente – Raimundo Trajano Neto, 1º secretário – Domingos Cezar, 2º secretário – Livaldo Fregona, 1º tesoureiro – Itaerço Bezerra, 2º tesoureiro – Arnaldo Monteiro. Conselho de Contas – Gilmar Pereira, Tereza Bom Fim e Liratelma Cerqueira.
Prêmio Literário – Uma comissão constituída por professores do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA já entregou à presidenta Edna Ventura o relatório com os dois livros escolhidos entre vários concorrentes. Um deles será escolhido através do voto dos acadêmicos. Ambos, porém, receberão o selo de qualidade literária.
A presidenta da AIL, Edna Ventura, entregará nesta segunda-feira (13) os dois livros escolhidos pela comissão de professores da UEMA para os demais acadêmicos, para que estes possam lê-los, apreciá-los, escolhendo o de sua preferência na reunião da próxima quinta-feira (16). A presidenta, contudo, só revelará os dois livros escolhidos aos acadêmicos.
Comentários