Secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres

Escola Digna, valorização do magistério, eleição direta para gestor escolar. Esses foram alguns dos temas debatidos pela secretária de Estado da Educação (SEDUC), Áurea Prazeres, em recente entrevista para a Rádio Timbira AM, dentro do Programa Timbira Debate, apresentado pelo jornalista Marcus Saldanha.

Áurea Prazeres fez uma avaliação do primeiro ano de gestão educacional da gestão Flávio Dino. “Trabalhamos pensando a educação na perspectiva do Estado, mas compreendendo o ensino básico como um todo, o que significa que também perpassamos nossas ações pelas redes municipais, focando a meta básica de universalizar o ensino no Maranhão”.
Áurea Prazeres frisou o desafio de avançar na gestão com visão ampla e sistêmica, considerando a necessidade de potencialização da educação básica em todo o Estado, com forte apoio à Educação Quilombola, Educação Indígena, Educação do Campo em todas 19 regionais que compõem o Sistema Estadual.
A secretária informou que dentro da estruturação da Educação Básica, 80% da rede Educação Infantil e Ensino Fundamental já foi municipalizada e que o Estado fortalece a aliança com os municípios, promovendo um pacto para que os egressos do Ensino Fundamental tenham amplo acolhimento no Ensino Médio.
“Estamos promovendo ações para que o Ensino Médio dê conta de fechar esse grande arco da educação no Estado em parceria com os municípios. O governador Flávio Dino tem uma visão muito clara dessa dimensão, da responsabilidade de estruturar a rede para que a escola esteja voltada para a qualificação dos nossos estudantes, desde a educação infantil até o ensino médio. Garantir que nosso Estado tenha educação digna para todos é o grande desafio do governo”, pontuou.
Áurea Prazeres destacou o papel primordial dos professores na melhoria das condições de ensino do Estado. Em 2015, o governo ampliou o percentual de 13,01% de reajuste salarial do piso nacional beneficiando quase trinta mil professores, realizou concurso público para contratação de 1500 professores com salários de R$ 5 mil, bem como a efetivação da progressão funcional de 12 mil professores, o reajuste de 15% no salário dos contratados; a prorrogação dos contratos de 4.990 professores temporários, além do seletivo para contratação de 2,5 mil novos docentes.
A dimensão da valorização profissional do professor é ainda mais significativa num momento em que outros estados têm cortado salários. “O professor é a grande referência para a construção do projeto educacional do nosso Estado. Trabalhamos na perspectiva de garantir a valorização do educador, de forma articulada com o sindicato da categoria, discutindo questões que são importantes para essa relação entre a valorização do professor e sua atuação na sala de aula”, disse Áurea Prazeres.

Escola Digna e Reforma das Escolas
Durante a entrevista, Áurea Prazeres frisou a importância do Programa Escola Digna, para substituir escolas de taipa, barro e palha, existentes em todo o Estado. As obras foram iniciadas nos municípios que compõem o Plano ‘Mais IDH’ e serão estendidas aos 217 municípios do Estado.
Além do Programa Escola Digna, Áurea Prazeres destacou o Programa de Reforma e Manutenção da Rede Estadual de Ensino. “Avançar na infraestrutura das escolas é outro grande desafio. Nós recebemos as escolas com problemas de toda ordem. Hoje, nós temos um programa específico para manutenção e reforma das escolas com a Secretaria de Infraestrutura. Em cada Unidade Regional licitamos uma empresa para trabalhar nessas reformas”, completou Áurea.

Formação Continuada
e Incentivo à Leitura
e Escrita

Durante a entrevista, Áurea detalhou o Programa de Formação continuada da Seduc, com discussão ampla entre a classe educacional, construindo um núcleo comum de aprendizagem, transversalizando a leitura, a escrita com outras disciplinas. “Estamos trabalhando em conjunto com a Secretaria de Cultura para recuperar o uso das nossas bibliotecas”, destacou.

Eleição Direta para
Gestores Escolares

Outra importante ação realizada pela Seduc em 2015 foi o processo de eleição direta para gestores escolares. Realizado em dezembro de 2015, contou com ampla participação de pais, estudantes e profissionais da educação em todo o estado.
A Secretária Áurea Prazeres informou que no próximo dia 15 de janeiro haverá posse dos gestores eleitos. “Foi muito importante, abrimos o debate democrático da gestão escolar para construir um projeto importante para o fortalecimento da educação participativa”, finalizou. (Lígia Teixeira)