Açailândia - O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez, e sua comitiva participaram, na noite dessa quinta-feira (09), da inauguração das novas instalações do SENAI - Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI - Rafael Esmeraldo Lucchesi Ramacciotti, em Açailândia. Estiveram presentes à solenidade o presidente da FIETO, Roberto Pires, que representou o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga; o vice-presidente da FIEMA, Sales Alencar; o diretor de Serviços Corporativos da CNI, Fernando Trivellato; o diretor geral do SENAI Nacional, Rafael Lucchesi; o diretor regional do SENAI, Marco Antonio Moura da Silva; o prefeito de Açailândia, Juscelino de Oliveira, o deputado estadual, Marco Aurélio, o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, além de autoridades políticas e locais de toda a região.
"Este é um investimento que muito nos alegra por acelerar o desenvolvimento empresarial e a economia dessa importante cidade da rica região Tocantina. O SENAI está presente em todo o estado com instalações físicas ou unidades móveis. Por isso, tem se consolidado como a maior instituição de ensino profissionalizante do Maranhão, contribuindo ainda com a inovação e eficiência da indústria maranhense", destacou o presidente da FIEMA, Edilson Baldez.
A inauguração do SENAI Açailândia também foi comemorada pelo prefeito Juscelino Oliveira. "Nós sabemos que o SENAI é reconhecido nacionalmente pelo modelo de educação profissional e pela qualidade dos serviços tecnológicos que promovem a inovação na indústria. E é como muita satisfação que recebemos essa obra, que contribui e muito para crescimento da nossa cidade".
Com a implantação de dois novos cursos na área de Refrigeração e Metalurgia, a nova unidade do SENAI tem capacidade para atender 350 alunos por turno e conta com oito novas salas de aulas e oito laboratórios modernos. Cerca de 12 milhões foram investidos na estrutura e base tecnológica, com o objetivo de atender às vocações industriais do município e região. O novo centro possui capacidade de atendimento para 5 mil alunos e instalações funcionais necessárias para promover a formação de trabalhadores com grade curricular para atender as principais demandas das indústrias locais.
Durante a inauguração, o diretor regional do SENAI, Marco Moura destacou que a unidade com quase 30 anos na região passa a atuar em diversas áreas. "Com sentido de contribuirmos ainda mais com a indústria local, esta unidade atuará nas áreas de Construção Civil, Segurança no trabalho, Tecnologia da informação, Transporte, Eletroeletrônica, Automotiva, Metalmecânica, Metalurgia, Automação e Refrigeração. De 2011 a 2016, o SENAI Maranhão capacitou 340 mil pessoas em todo o Estado e seguiremos com esse afinco essencial à indústria".
Na oportunidade, também foi apresentada a conclusão do projeto para as futuras instalações do SESI, que será construído em Açailândia. O novo prédio contará com dois blocos para atendimento de segurança do trabalho, qualidade de vida do trabalhador.
Depois de visitar as instalações, o secretário Estadual de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, que representou o governador Flávio Dino, elogiou o empenho do Sistema FIEMA em capacitar mão de obra para a indústria açailandense. "Nós queremos destacar aqui a qualidade dessa importante obra que, não temos dúvidas, trará muito desenvolvimento a toda essa região. E parabenizamos por esse potencial em qualificar jovens e adultos com ensino de qualidade para inserção e destaque no mercado de trabalho", afirma.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Roberto Pires, que na oportunidade esteve representando o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga, ressaltou os investimentos que estão sendo realizados em todo país. "A CNI se sente orgulhosa por contribuir com esta iniciativa que abre as portas para capacitação de milhares de jovens. Estamos construindo, em todo Brasil, 57 Institutos SENAI de Tecnologia, 25 Institutos SENAI de Inovação e 50 novos centros de formação profissional, além de modernizar centenas de outros centros e adquirir mais 85 unidades móveis".
Homenageado - À nova unidade foi dado o nome do diretor geral do SENAI Nacional, Rafael Lucchesi, que veio de Brasília exclusivamente para participar da inauguração. Lucchesi é economista, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professor da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), sendo homenageado pela importante contribuição dada à indústria. Atualmente exerce o cargo de diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), acumulando, também, o cargo de Diretor-Geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e de Diretor Superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI).
"Eu me sinto extremamente grato por ter um centro de capacitação profissional que leva meu nome e conta com esse importante investimento em educação profissional e toda essa estrutura contendo modernos equipamentos, a fim de criarmos oportunidades para jovens e adultos elevando oferta de emprego e renda do nosso país", destacou.
Visita à Aço Verde Brasil - Ainda em Açailândia, o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, juntamente com o presidente do Sindicato das Indústrias de Ferro Gusa do Maranhão (Sifema), Cláudio Azevedo, e comitiva de diretores da Federação, realizaram visita à siderúrgica Aço Verde Brasil. Acompanhada do diretor executivo do grupo Ferroeste, Ricardo Nascimento, a comitiva conheceu toda a área de produção e funcionamento da indústria. Com capacidade para produzir 600 mil toneladas ao ano, a aciaria do grupo Ferroeste agrega uma das maiores perspectivas de crescimento tornando-se referência no setor de ferro gusa brasileiro.
Comentários