Dados do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) apontam que a economia maranhense deve ter um crescimento real de 7% este ano, acima da média nacional de 4,5%.
De acordo com os “Indicadores de Conjuntura de Econômica do Maranhão”, publicação do Imesc, o setor que mais impulsiona o desenvolvimento econômico no estado é a construção civil. Em Imperatriz, isso pode ser percebido pelo crescimento exponencial de empreendimentos imobiliários.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Imperatriz, Sabino Siqueira Costa, isso se deve às características apresentadas pela cidade. “Imperatriz tem uma localização privilegiada do ponto de vista da logística, nós estamos às margens da Belém-Brasília e ferrovia Norte-Sul. Somos uma cidade polo, atendemos em torna de 1 milhão e meio de pessoas, entre habitantes de Imperatriz e cidades circunvizinhas que de alguma forma consomem produtos e serviços aqui”, explica.
Sabino destaca também a chegada de novos empreendimentos, como a instalação das fábricas da Coca-Cola, Suzano Papel e Celulose e mais a chegada de empreendimentos comerciais, como o Imperial Shopping, que juntos devem gerar milhares de empregos. “Isso está provocando uma alteração no perfil da cidade que consequentemente vai gerar uma demanda por habitações para as pessoas que estão chegando de fora”, exemplifica.
O economista Felipe de Holanda, coordenador dos Indicadores de Conjuntura de Econômica do Maranhão, aponta que o principal elemento para mudança no mercado foi ampliação do crédito imobiliário, que financia tanto as construções quanto o pagamento do consumidor final. Isso, somado ao déficit habitacional existente, provocou esse aumento na demanda por imóveis residenciais.
Sucesso – Construir com segurança e responsabilidade. Essa é a filosofia da Construtora Monteiro Leitão, um dos nomes fortes na construção civil em Imperatriz. A empresa existe há 2 anos, mas a experiência na área já tem 25 anos. Tudo começou em Fortaleza (CE), com o patriarca da Família João Monteiro. Na cidade, já são 10 anos de atuação no mercado.
Com mais de 350 casas construídas, a empresa orgulha-se da qualidade das construções. “Primamos em primeiro lugar pela segurança. Nossas casas possuem uma infraestrutura bastante sólida com o uso de vigas e colunas para sustentação”, ressalta Marcelo Leitão, administrador da construtora.
O diferencial da construtora é atender a várias faixas de mercado. “Atendemos tanto a classe média quanto o construções de alto padrão, com valores de casa variando entre 100 mil e 800 mil reais, explica o administrador da Monteiro Leitão.
Segundo Marcelo, outro aspecto que contribuiu para o aquecimento do setor imobiliário é “o programa ‘Minha casa, minha vida’, que incentivou muitas as construtoras a vir para Imperatriz, ou outras que nem eram do ramo entrar no mercado. Porém, o mais importante é construir com responsabilidade”. A cidade foi contemplada com 2 mil casas que serão financiadas pela Caixa Econômica Federal. (Jordana Fonseca)