O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) lançou no início deste mês sua campanha de Réveillon, cujo objetivo é conscientizar os usuários de música que organizam festas de fim de ano sobre a importância do pagamento do direito autoral das músicas executadas nestes eventos. Uma mala-direta foi enviada para usuários cadastrados na base de dados do Ecad, tais como: hotéis, clubes, casas de show, promotores de eventos, prefeituras, restaurantes, entre outros, que organizam eventos de fim de ano.
O tema da comunicação da campanha deste ano é “Em 2012, comemore suas conquistas em alto e bom som: com muita música!”. A mala-direta traz informações sobre a importância do direito autoral para os compositores, que merecem ser remunerados pelo seu trabalho, contribuindo, assim, para a continuidade da cadeia produtiva musical. O material também informa como os usuários devem proceder para efetuar o pagamento dos direitos autorais, que somente pode ser feito através de boleto emitido pelo Ecad, e lembra que, caso não seja o organizador do evento, o usuário de música deve solicitar o comprovante de pagamento ao promotor responsável. A mala-direta também informa aos estabelecimentos e aos promotores de eventos que os mesmos poderão receber a visita de um representante do Ecad que, com o uso da tecnologia Ecad Tec Som, será responsável pela gravação das músicas executadas nos eventos, para fins de futura distribuição dos valores arrecadados aos respectivos autores das músicas. Além de divulgar informações importantes, o material promocional se transforma em um porta-retrato de papel para os usuários.
Para Bia Amaral, gerente executiva de Marketing do Ecad, o envio da mala-direta é uma ação importante, pois, além de conscientizar os donos de estabelecimentos e promotores de eventos sobre a importância da retribuição autoral, informa sobre como realizar o pagamento, estreita o relacionamento com o usuário e valoriza os profissionais que vivem da música. Para reforçar a ação, durante o mês de dezembro, um banner com informações sobre a campanha está disponível no site “http://www.ecad.org.br