Plataforma de educação profissional do SENAI seleciona jovens de todo o país para desenvolverem coleções sob orientação dos estilistas Alexandre Herchcovitch, Lenny Niemeyer, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga
Marielle Materazzi, nome artístico de Marielle da Silva Ferreira, e Josete Viegas, estudantes do Senai do Maranhão, estão entre as 12 duplas finalistas da 5ª edição do SENAI Brasil Fashion, maior plataforma de educação e incentivo de novos talentos da moda do país. "Todo Mundo Tá na Moda" é o tema que guiará o desenvolvimento das coleções neste ano, chamando atenção para a diversidade e inclusão no universo fashionista.
Ao longo de três encontros, que acontecem entre setembro e novembro, os 24 alunos finalistas receberão orientação de seus coaches, os estilistas Alexandre Herchcovitch, Lenny Niemeyer, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga, para a criação de suas respectivas minicoleções, que serão apresentadas em um desfile profissional no dia 22 de novembro, no Centro Cultural Ação Cidadania, no Rio de Janeiro.
Dentro da temática "Todo mundo Tá na Moda", as maranhenses Marielle, que se inscreveu no concurso como estilista, e Josete, inscrita como modelista, desenvolveram o projeto "Um grito para a Moda", que tem como objetivo trazer à tona a discussão da sustentabilidade na indústria da moda. Na coleção, as estudantes utilizarão materiais típicos da região como fibra de Juta, Buriti e algodão em peças que trarão traços da cultura maranhense através do crochê, produzidas manualmente por rendeiras da Raposa.
"O objetivo é levar a reflexão sobre como todo mundo está na moda, mostrando que é possível ser sustentável em um cenário onde a nossa natureza grita por socorro urgente", explicam as estudantes. A dupla será orientada pelo estilista Lino Villaventura.
O Senai Brasil Fashion é realizado pela agência Samba Marketing Ao Vivo, com o patrocínio do CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), uma unidade do Departamento Nacional do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e principal centro formador de recursos humanos para a cadeia têxtil nacional. Tem como propósito fortalecer e divulgar a educação profissional no Brasil por meio de uma plataforma de moda que capacita os alunos através de uma experiência handson - e que gera visibilidade para o segmento, contribuindo na formação e revelação de novos talentos da indústria brasileira de moda.
Os encontros
Antes dogranfinale, que acontece no dia 22 de novembro no Centro Cultural Ação Cidadania com um desfile para jornalistas, empresários e formadores de opinião do mercado da moda, os estudantes e os coaches vão participar de três encontros intensos no Rio de Janeiro.
No primeiro deles, que ocorreu entre 11 e 13 de setembro, foram realizadas vivências para desbloquear a criatividade. Também discutiram os processos de criação dos looks, além de conhecerem o museu onde apresentarão as minicoleções.
No segundo encontro, entre os dias 2 e 5 de outubro, eles avançam com a criação dos looks do desfile e afinam a escolha das modelos - uma seleção de grandes nomes entre as top models brasileiras, new faces das passarelas e também de modelos que representam a diversidade. Nos dias21 e 22 de novembro, durante o último encontro, acontecem os ajustes finais, como provas de make e as últimas conversas com os coaches.
Durante a série de encontros até o desfile final, os jovens aprendem a ter uma visão 360° da profissão, desde a concepção inicial da coleção até as decisões que envolvem a apresentação. Para isso, no período contam também com o auxílio de uma série de renomados consultores: Daniel Ueda no styling, Max Blum na produção musical, Ed Benini para o casting, Wilson Ranieri para a modelagem, Rodrigo Costa na beleza, Jackson Araújo, como consultor criativo e a produtora Tatiana Palezi, da SAMBA Marketing Ao Vivo, agência que assina a produção do evento.
Para amplificar e desdobrar todo o conhecimento gerado e compartilhado com as duplas selecionadas durante o ciclo do SENAI Brasil Fashion, todo o conteúdo dos três encontros serão gravados e transformados em vídeo-aulas para exibição nos cursos de moda de toda a rede do SENAI. Dessa forma, a iniciativa proporciona material educacional relevante para complementar a formação de todos os alunos aspirantes a estilistas e modelistas.

Sobre o SENAI CETIQT
O SENAI CETIQT atua como principal centro formador de recursos humanos para a cadeia têxtil nacional e é um dos mais destacados do mundo, com plantas-piloto completas que reproduzem o ambiente fabril, além da planta-piloto de confecção, de uma rede integrada de laboratórios e uma área de inovação, estudos e pesquisas, com foco em antropometria, comportamento e consumo, cor, design, economia criativa, prospecção tecnológica e mercadológica, além de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.
A instituição, reconhecida como pioneira no sistema SENAI, foi a primeira unidade a lançar, em 1997, o ensino de nível superior no sistema com o curso de Engenharia Industrial Têxtil, agregando valor na formação de profissionais para a área têxtil. Em 2001, foi lançado o curso superior de Design de Moda, o primeiro do país nesta categoria. Durante sua trajetória inovadora, o SENAI CETIQT passou a oferecer também outros cursos de nível superior, de pós-graduação e de extensão, além dos cursos técnicos, de qualificação e de aperfeiçoamento profissional.

Sobre a Samba Marketing ao Vivo
A agência criada em 2006 traz #ousadiaealegria para o marketing ao vivo, promovendo ações que incluem eventos de diferentes portes, convenções, promoções, incentivo, ativações, expos, entre outras atividades. A Samba trabalha com núcleos que atendem clientes específicos, possibilitando um atendimento mais próximo, um bom planejamento e o que é sua marca registrada: a entrega fiel.