São Luís - A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) lançou, nessa terça-feira (24), a Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), o mais novo canal de interação entre o órgão e a comunidade, que poderá ser acessado gratuitamente, via telefone, através do número 129, a partir dessa quarta-feira (25). Trata-se da sétima CRC instalada no país, com a proposta de humanizar, ainda mais, o atendimento, eliminando distâncias, reduzindo o tempo de espera e agilizando os resultados.
Durante a solenidade de lançamento, presidida pelo defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, a defensora pública Adia Ataete Vilar Ataíde tomou posse no cargo de coordenadora da CRC da Defensoria do Maranhão.
A mesa do evento, prestigiado por defensores, servidores e estagiários da Central, foi composta também pela subdefensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, pela corregedora da DPE/MA, Fabíola Barros, e pelo presidente da Associação dos Defensores Públicos do Maranhão (Adpema), Antônio Peterson Barros Leal.
Entre os objetivos da Central, está a prestação de informações sobre o funcionamento dos órgãos e unidades da Defensoria Pública do Estado, na capital e interior, bem como o andamento de seus processos, através dos dados disponibilizados no Sistema Online de Atendimento, Geração e Acompanhamento Processual (Segap) e no Sistema de Acompanhamento de Presos Provisórios e Definitivos (Siapad), além do sistema de informação do Tribunal de Justiça do Estado.
Para o defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, o lançamento da CRC é uma importante etapa do processo de aproximação da instituição com a comunidade. Segundo ele, o direito à informação é assegurado ao cidadão pela Lei Orgânica Nacional da Defensoria. Aldy Mello Filho destacou as audiências públicas prévias à instalação dos núcleos regionais que estão sendo implantados no interior do estado e a criação da Ouvidoria Externa da Defensoria, em processo de implantação, como outras medidas que têm favorecido a integração da instituição com a comunidade.
“A Defensoria Pública, é, certamente deve buscar o aperfeiçoamento contínuo dos seus mecanismos internos de interação com a comunidade. Estamos muito satisfeitos em disponibilizar mais esse serviço à população”, afirmou o defensor geral.
Agradecendo o apoio e o comprometimento de todos os setores da DPE envolvidos na concretização do projeto, a defensora Adia Ataíde disse que o trabalho de instalação da Central teve início há cerca de um ano, com a visita à central da Defensoria do Tocantins para conhecer o modelo utilizado no Estado, e ao desenvolvimento de plataforma que facilitasse o trabalho dos seis estagiários selecionados para operacionalização da CRC.
“É com muita honra que estou assumindo a coordenação da CRC. Espero contribuir para fortalecer o trabalho de aproximação com a comunidade que vem sendo construído pela instituição nos últimos anos”, disse ela, acrescentando que o 129 é um número padrão, disponibilizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a todas às Defensorias que implantaram o serviço no país.