Como parte das ações que integram o planejamento estratégico deste ano, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) deu início às ações de monitoramento aos 14 núcleos da instituição no interior do estado. O objetivo da atividade é verificar de perto as demandas e necessidades das defensorias regionais para garantir rapidez e eficiência no encaminhamento das soluções, evitando a interrupção no atendimento realizado pela instituição no interior.
Para dar suporte diário e agilidade aos encaminhamentos, a Defensoria Estadual, por meio do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), da DPE/MA, idealizou o Sistema de Atendimento aos Núcleos (SAN), que já está em operação. Também foi criada a Comissão de Monitoramento, que estará em contato direto com os servidores e defensores dos núcleos, com um cronograma de viagens periódicas, iniciado no mês passado. 12 núcleos já foram visitados.
Entre os serviços monitorados pelo SAN está o acesso à internet, telefonia, material de expediente, fornecimento de água e de energia elétrica, infraestrutura do núcleo, limpeza, vigilância eletrônica e corpo funcional do núcleo.
A assessora técnica Maria de Fátima Ramos dos Santos e o auxiliar de manutenção José Maria Costa Serrão, servidores da instituição, em São Luís, estão encarregados do levantamento, que teve início no último dia 5 de junho, pelos núcleos de São José de Ribamar e Raposa. Também já foram visitados os núcleos regionais de Rosário, Itapecuru, Bacabal, Pedreiras, Caxias, Codó, Timon, Imperatriz, Açailândia e Carolina. Essa etapa foi concluída com a visita à unidade de atendimento da DPE em Pinheiro. (Lucienne Santos)