São Luís - Em menos de duas semanas dois acidentes fatais envolvendo pessoas que faziam intervenções clandestinas na rede elétrica aconteceram em São Luís. O primeiro ocorreu no início da noite da última sexta, 23, quando uma pessoa identificada por Eliel Nojosa Ferreira subiu no poste na Vila Sarney Filho, área do Maiobão. Segundo populares, ele foi contratado para subir no poste para fazer uma ligação clandestina.
Já na última quarta, 28, outro acidente em situação semelhante ceifou a vida de Nivaldo de Jesus Santos, de 37 anos, quando o mesmo fazia intervenções na rede elétrica, também de maneira clandestina. O acidente aconteceu na Rua São Jerônimo, bairro da Vila Vitória.
A Cemar alerta para a prevenção de acidentes com eletricidade. O choque elétrico pode causar desde simples queimaduras até consequências mais graves, como a perda de membros e até a morte.
Intervenções clandestinas – São as conhecidas gambiarras na rede elétrica. Além de crime, é um ato de irresponsabilidade de quem faz e de quem contrata pessoas para fazerem, pois quem contrata alguém para intervir clandestinamente na rede elétrica é responsável direto pelo que acontecer com o contratado.
Essas intervenções têm ocasionado muitos acidentes, por isso é bom lembrar que somente profissionais da CEMAR que são habilitados, capacitados e treinados podem intervir na rede elétrica. Então, qualquer problema com a rede elétrica, entre em contato com a Companhia por meio telefone 116 e jamais suba no poste por conta própria.
Cuidados que se deve ter no seu dia a dia
• Nunca se aproxime de fios e cabos partidos. Não chegue perto, não toque nem deixe os outros se aproximarem. Ligue imediatamente para 116 e informe o local.
• Quando uma árvore estiver muito próxima ou em contato com os fios da rede elétrica, não suba nela e jamais tente podá-la. Você não precisa correr esse risco, pois a Cemar possui equipe especializada em poda de árvores. Informe o local e ponto de referência para a Cemar programar a ida de uma equipe de manutenção.
• Instalar antenas próximas às redes elétricas pode provocar acidentes e danificar seus equipamentos. Contrate um profissional.
• Ao fazer a troca de lâmpadas, desligue o disjuntor do circuito, não toque na parte metálica, segure a lâmpada pelo bulbo (a parte de vidro). E se o ambiente estiver escuro não se esqueça de iluminar o local com a ajuda de velas ou lanternas.
• Nunca use aparelhos elétricos em locais com água ou umidade, nem ligue ou desligue com as mãos ou os pés molhados, inclusive as estações dos chuveiros elétricos. E esteja sempre calçado quando for utilizar algum eletrodoméstico.
• Oriente as crianças a soltar pipas longe da rede elétrica. Nunca tente retirar uma pipa presa aos fios e nunca use cerol. Além de ser muito perigoso, pode também causar falta de energia. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)
Comentários