O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Polícia Rodoviária Federal do Maranhão (PRF-MA) e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) voltaram a se reunir nessa quarta-feira (28), na sede da EMAP, para avaliar as ações conjuntas, que estão sendo executadas pelos três órgãos para evitar o derramamento de fertilizantes na BR-135, entre o Porto do Itaqui e a Vila Maranhão, e traçar novas estratégias para evitar acidentes naquele trecho da rodovia.
Os representantes do DNIT relataram que já foram providenciadas as placas de “pista escorregadia” para a sinalização do trecho. Segundo o coordenador de engenharia, Glauco Henrique Silva, as placas de sinalização serão colocadas nos pontos com maior incidência de acidentes, indicados pela PRF.
A Emap expôs seu plano de ação para descarga e transporte de ureia, explicando como é feito o controle de qualidade do transporte desse produto no Porto do Itaqui. O órgão informou que a vistoria nos veículos que transportam ureia foi intensificada e que adotou novas medidas para evitar o problema.
Na reunião de ontem ficou acordado que o DNIT vai notificar as empresas que processam a ureia, determinando que pavimentem os acessos (interseção de uma rodovia com uma via de ligação a propriedades marginais, de uso particular ou público), de modo a atender à legislação que regula a utilização desses acessos. A PRF irá mapear a ocorrência de acidentes nas proximidades das empresas para subsidiar a apuração de responsabilidades desses empreendimentos nos acidentes que vêm ocorrendo e a EMAP vai convocar as empresas transportadoras da ureia e empresas que processam esse fertilizante para participarem de uma nova reunião em março, na qual serão recomendadas às empresas adotarem boas práticas na operação de descarregamento desse produto. (Ascom)
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