Vagtônio sofre pressão de moradores por redivisão territorial

O prefeito de Buritirana (a 90 km de Imperatriz), Vagtônio Brandão, e o presidente da Câmara de Vereadores, Raimundo Aires, o “Breguedê”, foram vítimas de tentativas de agressões por parte de moradores do povoado Jenipapo, na tarde-noite de sexta-feira. A atitude do grupo de moradores foi provocada em função da disputa que está sendo travada pelos municípios de Buritirana, Senador La Rocque e João Lisboa por vários povoados, incluindo Jenipapo.
Os protestos vêm ocorrendo quase diariamente nas áreas que estão sendo pretendidas e chegaram ao ponto máximo na sexta, quando o prefeito se encontrava na localidade e foi cercado pelo grupo de manifestantes que não querem deixar o município para pertencer a outro. E querem um envolvimento maior do prefeito e dos vereadores.
O plebiscito já foi autorizado pela Assembleia Legislativa do Maranhão por proposição da deputada Valéria Macedo e o TRE deverá divulgar nos próximos dias a data de realização da consulta popular entre os moradores das áreas em litígio. É provável, contudo, que a consulta seja realizada junto às eleições municipais, para reduzir custos. Os prefeitos querem que seja feito antes para evitar prejuízos eleitorais.
A Polícia Militar foi chamada. Somente após muita negociação e tiros para o alto, foi que conseguiu dispersar a multidão, que estava com os ânimos alterados. Na confusão, o para-brisa da camionete do prefeito foi quebrado.
Depois da intervenção da PM, foram acalmados os ânimos e as duas autoridades foram liberadas e conversaram com os moradores acerca do problema, que agora não depende mais dos executivos municipais e sim dos próprios moradores que irão escolher por votação em qual município querem seus domicílios.