O ‘São João de Todos’ começou em grande estilo, na sexta-feira (17) e continua com uma rica programação no sábado (18) e domingo (19). Com a marca da diversidade cultural e da valorização da cultura maranhense, foi dada a largada à grande festa que anima maranhenses, atrai turistas e movimenta a economia durante o mês de junho. Os ritmos e sotaque que passam pelos palcos da Praça Nauro Machado, na Praia Grande, da Associação dos Servidores do Estado do Maranhão (Ipem) e do Parque da Vila Palmeira dão o tom do que terá nos arraiais até o final da festança junina.

O governador Flávio Dino acompanhou de perto o início das comemorações juninas, passeando pelos arraiais. “Esse primeiro dia já mostra como será feliz o São João. Muitas apresentações, muita diversidade, com uma ampla participação do povo. Toda a população do nosso estado e todos aqueles que nos visitam participarão do melhor São João do Brasil, que é o do Maranhão”, disse o governador.
A festa, além dos três terreiros oficiais, também ocorrerá, com o apoio do Governo do Estado, em vários bairros da capital e no interior. E, em parceria com Prefeitura de São Luís, também está sendo realizado o arraial da Praça Maria Aragão, que iniciou nesse sábado (18).
“Esta é uma festa que organizamos ao longo do ano e é muito bom a vendo tomando forma para fazer a alegria de maranhenses e turistas. O São João é uma festa tradicional no estado e terá uma comemoração à altura”, destacou o secretário de Estado de Cultura, Diego Galdino.
Neste domingo, uma diversidade de apresentações está prevista. Shows como o de Beto Pereira e apresentações como a do Boi Unidos da Baixada e do Cacuriá de Dona Teté, se preparam para subir aos palcos dos arraiais e animar o público. O São João é uma festa especial para maranhenses, que aguardam o ano todo para prestigiar as manifestações populares da cultura local. 

Homenagem
Como no ano passado, o São João homenageará novamente figuras ilustres da cultura popular maranhense.  O Parque Folclórico da Vila Palmeira já consagrou a homenagem a Humberto de Maracanã – o ícone do bumba-meu-boi de matraca dá, de novo, nome ao terreiro. O Arraial do Ipem – que foi um grande sucesso no ano passado, quando retornou as atividades – faz referência novamente Donato Alves, cantador do Boi de Axixá, falecido em 2015. E o Arraial Mestre Marcelino será na Praça Nauro Machado, uma alusão ao cantador do Boi de Guimarães, falecido em março deste ano.