As aulas nos Centros Educa Mais têm empolgado cada vez mais a participação dos estudantes. Até a próxima dia 19 (sexta-feira), nos 11 Centros que funcionam com o Ensino em Tempo Integral, localizados nos municípios de São Luís, Alcântara, Santa Inês, São Bento, São José de Ribamar e Timon, está sendo realizada a Culminância das mais diversas disciplinas Eletivas realizadas no 2º semestre de 2017, nestas escolas.
Além das aulas tradicionais de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e demais componentes curriculares do Ensino Regular, os Centros Educa Mais também oferecem disciplinas inovadoras nas mais diversas áreas do conhecimento, como: Robótica, Protagonismo Juvenil, Iniciação Científica, Esporte, Cultura, entre tantas outras.
Essas disciplinas são escolhidas pelos estudantes no início de cada semestre letivo, de acordo com o projeto de cada um, e são trabalhadas de forma integrada com as demais. Durante todo o semestre professores e alunos desenvolvem projetos de pesquisa sobre a área que, ao final de cada semestre, resultam em sua culminância, onde eles têm a oportunidade de mostrar aos colegas e a toda comunidade escolar o resultado do empenho e dedicação que tiveram em seus estudos.
No Centro Educa Mais Poeta Antônio José, em Santa Inês, a culminância das eletivas foi realizada nesta quarta-feira (17). Na disciplina de Robótica, um dos projetos desenvolvidos pelos estudantes chamou bastante atenção, que foi a simulação de uma casa automatizada que poderia ter a sua iluminação controlada por meio de um aplicativo.
"A eletiva proporciona que os alunos consigam aprender na prática o que é passado para eles nas aulas. O resultado é um material bastante didático e dinâmico para os alunos", destacou o professor de Física, Carlos Augusto Veras Júnior, que trabalhou a robótica com os estudantes.
Outra eletiva que atraiu a atenção foi a de Investigação Criminal, trabalhada por estudantes e o professor de Química, Antewildo Freitas Cruz. "Os alunos observaram os conhecimentos dos órgãos de segurança pública e suas atribuições, como também as áreas da perícia, tanto a parte teórica, como a prática, estudando sobre isolamento e preservação, que são fatores extremamente importantes durante a investigação", disse o professor.
Em Alcântara, a culminância também foi realizada nesta quarta-feira, e contou com a participação de toda comunidade escolar. As eletivas versaram sobre diversos temas, como Violência doméstica, Meio Ambiente e Reciclagem, Educação Ambiental, entre outras.
Em Timon, a comunidade escolar do Centro Educa Mais Jacira de Oliveira e Silva apresentou o resultado final de suas eletivas no último dia 10. Durante todo o dia, estudantes e professores presenciaram e participaram da exposição de trabalhos realizados sobre diversos temas, como Dança: corpo e movimento; Quem não se comunica se trumbica! Hello!!!; Jornal Escolar; Que língua é essa? Libras, entre tantos outros que atraíram a atenção de todos, como é o caso da eletiva realizada pelos professores Custódio Antônio (História) e Janaína Viana (Língua Portuguesa), que fez uma junção de História com a Literatura, trabalhando sobre o livro Diário de Anne Frank.
Escrito na 2ª Guerra Mundial, o livro traz relatos sobre o período do nazismo e a extrema intolerância aos judeus. "Trabalhamos nestas perspectivas: juntando a Literatura com a História, como principal objetivo o combate à intolerância que ainda existe na atualidade. Então buscamos, através de palestras, vídeos e discussões, tentar combater esta temática. Acredito que a receptividade dos alunos foi muito boa e o nosso resultado foi bem satisfatório, enriquecendo, portanto, o aprendizado dos discentes", declarou o professor Custódio.
"As disciplinas eletivas fazem parte da metodologia de êxito que a escola tem, além da tutoria, monitoria e projeto de vida. Os alunos escolhem a eletiva que desejam participar, promovendo uma disciplina com alunos misturados da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Essas disciplinas mostram, de forma bem clara, que os conteúdos podem ser trabalhados por área, ou seja, ela envolve várias disciplinas e por isso os alunos gostam muito, já que, de forma interdisciplinar, ela desperta ainda mais o interesse dos discentes, além de ser prazerosa e dinâmica", afirmou a gestora pedagógica do Centro em Timon, Elisângela Barbosa.
Silvestre Silva, de 18 anos, é aluno da 3ª Série do Ensino Médio no Centro Educa Mais Jacira de Oliveira e Silva e participou da eletiva "Baú da Felicidade, e conta um pouco sobre sua participação na disciplina e com ela o ajudou. "Esta eletiva abordava o cinema, a literatura e a MPB. Eu optei por ficar na parte da literatura, onde líamos um livro e dele criávamos uma peça, o que me ajudou muito em português, já que é uma disciplina que exige muita leitura", afirmou. (Luana Müriella - Secap)
Publicado em Regional na Edição Nº 16049
Comentários