O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias do Maranhão, Pará e Tocantins – STEFEM, Lúcio Azevedo, esteve em Imperatriz, na companhia do diretor de Comunicação, Novarck Oliveira e delegado das bases de Imperatriz, Porto Franco e Açailândia, para uma reunião de acompanhamento ACT (Acordo Coletivo de Trabalho), com representantes da Vale Logística Integrada – VLI.
A reunião ocorreu durante a tarde da terça-feira (20) no pátio da ferrovia e foi considerada por ambas as partes como um passo importante para o debate em torno do ACT/Regional e proposta da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). A reunião foi aberta pelo RH de Belo Horizonte, Ângelo Soares, que apresentou aos sindicalistas a missão e visão da VLI.
De acordo com Ângelo Soares, a VLI tem como visão movimentar cargas dos clientes, através de soluções integradas, gerando riqueza e desenvolvimento sustentável. Observou ainda que a empresa tem como valores o respeito pelas questões ambientais e valorização do ser humano.
Ele apresentou os gastos da VLI com tratamento de saúde, treinamentos, adicionais legais – insalubridade e periculosidade – reembolso educacional, programa de alimentação, horas extras, reembolso creche, Valia, jornada de trabalho, flexibilização de horas extras, que são itens do ACT/Regional.
Mostrou também aos diretores do STEFEM como se procede na VLI a jornada do maquinista, jornada de passe, que segundo Ângelo Soares, houve uma redução significativa na utilização do passe rodoviário; descanso na sede, folga semanal, descanso e prontidão fora da sede e folgas compensatórias.
Aldo Lima, RH da Vale em São Luís, elogiou a atitude dos diretores do STEFEM em terem vindo a Imperatriz com a finalidade de debater a melhoria de condições de trabalho aos companheiros ferroviários. “Tudo que o sindicato oficializar de cobranças, denúncias, ele terá uma resposta”, afirmou Aldo Lima. “Não temos interesse de denegrir a imagem da empresa, queremos um debate com respeito, seriedade e compromisso”, devolveu Lúcio Azevedo.
Presenças – Da parte do sindicato, estiveram presentes, além do presidente Lúcio Azevedo e do diretor Novarck Oliveira, os delegados da base de Imperatriz, Gilberto Barros e Joabson Moraes; o delegado da base de Açailândia, Jadson Vasconcelos, e a delegada da base de Porto Franco, Araly Kelma Brito Silva Andrade.
Pela VLI, o gerente de Operacional de Porto Franco, Bruno Campos, gerente de Manutenção de Imperatriz, Fábio Tavares, o gerente da Norte-Sul, Leonardo Paiva (Léo), o RH de Imperatriz, Flávio Furian, o gerente de Recursos Humanos/BH, Roni Alvarenga, e Ângelo Soares RH/BH, além de Aldo Lima, da Vale S/A em São Luís.
Publicado em Regional na Edição Nº 14787
Diretoria do STEFEM participa de reunião de acompanhamento com representantes da VLI
O encontro serviu como prévia para discussão do Acordo Coletivo de Trabalho ACT/Regional
Comentários