O farmacêutico Carlos Augusto Barboza Toledo foi reconduzido ao cargo de presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Maranhão (Sinfarma), em cerimônia de posse realizada na tarde de segunda-feira (02), no Auditório da Casa do Trabalhador, no Calhau, em São Luís. O ato empossou, também, os demais membros da nova diretoria para o triênio 2017-2019, representada pelo farmacêutico Luciano Mamede de Freitas Júnior, vice-presidente; Maria de Lourdes Peixoto Moreira, secretária geral; Renata Helena Lins de Castro Dourado, primeira secretária; Raiflan Matias da Silva, diretor tesoureiro; Adriano dos Anjos Costa, diretor de negociação; Aline Moraes de Albuquerque Ferreira, diretora de imprensa e divulgação; Flávio Henrique Gaspar Matos, diretor de relações sindicais, e seus respectivos suplentes e Conselho Fiscal.
A nova diretoria do Sinfarma concorreu em chapa única nas eleições sindicais de novembro de 2016 com o nome "O Trabalho de Verdade Continua", onde, em suas propostas, defendeu a unidade e o fortalecimento das lutas pelos direitos dos profissionais farmacêuticos. "Após longos três anos de organização da casa e enfrentamento das causas trabalhistas e diálogos junto ao sistema patronal em defesa dos nossos colegas farmacêuticos, concluímos que o nosso sindicato precisava avançar ainda mais em sua representatividade, na retomada das negociações coletivas de trabalho, na defesa da categoria, algumas das conquistas registradas no meu primeiro mandato", pontuou o presidente Carlos Toledo.
Entre as iniciativas que deram muito certo na primeira gestão, o presidente destacou, também, a contratação de um escritório de advocacia para auxiliar nas negociações coletivas com o sindicato, com um resultado de aproximadamente 100% em todas as tratativas e o crescimento do número de farmacêuticos sindicalizados em todo o estado e, consequentemente, o aumento da arrecadação.
Para a atual gestão, a proposta é manter o calendário itinerante de reuniões de diretoria e assembleia dos associados, buscando sempre reforçar o diálogo entre representantes do segmento e empresários, ações que ficarão a cargo da diretora de divulgação e imprensa, a farmacêutica Aline Albuquerque, iniciante no movimento sindical, mas que, segundo ela, será um desafio encarado com honradez. "Já acompanhava o trabalho do sindicato, e aceitei o convite por acreditar na atual estrutura organizacional, pelos ganhos que todos nós adquirimos em apenas três anos da gestão do amigo Toledo. A comunicação é um cargo importante para novas conquistas", afirmou Aline.