A presidente Dilma Rousseff esteve ontem na sede da Embrapa, em Palmas. Ela esteve na capital para a inauguração da unidade de Pesca e Aquicultura e chegou na manhã desse sábado (7), por volta das 11h.

Primeiro a presidente visitou um caminhão que faz todo o processamento de peixes. Depois ela acompanhou a chipagem de um pirarucu, que é a colocação de um chip para a identificação do peixe, em um tanque dentro da Embrapa.
De acordo com a Embrapa, a unidade teve investimento de R$ 29 milhões e desenvolve trabalhos em duas frentes. Em uma delas, as temáticas de pesca e aquicultura têm pesquisas em âmbito nacional.
Já em nível regional, na área do chamado Matopiba (que abrange partes dos estados do Maranhão, do Tocantins, do Piauí e da Bahia), são trabalhados sistemas integrados e sustentáveis de produção agropecuária.
Segundo a Embrapa, a unidade Pesca e Aquicultura foi criada em 2009 e reúne pesquisadores em diversas linhas de pesquisas como “sanidade de organismos aquáticos, manejo e conservação de recursos pesqueiros, nutrição e alimentação de espécies aquícolas e processamento de pescado (no núcleo temático de pesca e aquicultura) e manejo de pastagens, intensificação ecológica em sistemas agrícolas, relação solo-água-planta-atmosfera e modelagem de agroecossistemas (no núcleo temático de sistemas agrícolas).”