Fazendeiros da região Sul do Maranhão e sudoeste do Pará estiveram, no último sábado (29), reunidos em João Lisboa para o Dia de Campo proporcionado pela empresa PALATE. O momento aconteceu na fazenda Vale Verde, onde puderam trocar experiências e se atualizar do mercado leiteiro com a apresentação e demonstração de Manoel Moreira, consultor da Exagro/MG.
O primeiro Dia de Campo PALATE foi dividido em duas partes, uma teórica e outra prática, aonde os presentes puderam observar números e dados de estudos feitos na própria fazenda e esclarecer dúvidas sobre solos, irrigação e manejo.
No primeiro momento, o consultor Manoel Moreira (Exagro), vindo de Minas Gerais exclusivamente para o evento, explanou sobre planejamento zootécnico e econômico para se obter bons resultados em fazendas. “Mostrei para eles que cada propriedade tem um caminho e que de acordo com o tamanho, qualidade de terra, a gente consegue um resultado apropriado para cada fazenda”.
Logo depois foi feita a visita assistida pela propriedade. Judivan Carvalho, proprietário da Fazenda Serra Dourada, em Senador La Rocque, aprovou a ideia. Na fazenda ele hoje tira uma média de 150L de leite dia. Para ele, a exposição serviu para perceber as diferentes características de áreas. “A gente lá maneja um pouco diferente, temos tecnologia. Hoje eu colhi e troquei diversas informações aqui e vou levar para minha fazenda a questão da irrigação artificial no capim nos piquetes, é uma delas”.
As vistas para acompanhamento da evolução produtiva na fazenda Vale Verde já acontece há dois anos e meio. Para o proprietário da fazenda, Fábio Rodrigues, chances como essa são imperdíveis. “É muito bom receber o pessoal para perceber o que foi feito na fazenda, o que melhorou, o que está realmente dando resultados positivos. Quando começamos, nós tirávamos 40L de leite dia, hoje estamos tirando 320L, isso fruto do trabalho, esforço da gente e a consultoria da PALATE, que trouxe a Exagro para nos acompanhar, a produção mais que dobrou. Eles vêm aqui de 2 em 2 meses. Dá trabalho, mas os resultados são excelentes”, afirma contente.
A PALATE ainda fará em 2014 outros eventos desse porte. Para o gerente de laticínios da PALATE, José Paulino Siqueira, esta é uma forma de melhorar a qualidade e a quantidade do leite produzido na região, visando o custo/benefício da produção e dessa forma fomentar a economia local e regional. “Nós temos ainda para este ano 8 Dia de Campo em fazendas que fornecem leite para a PALATE. Como temos várias que fazem esse trabalho, buscamos aquelas que mostram a realidade de cada tipo de produtor, então pegamos fazendas de 7 até 800 hectares para que cada um possa se enxergar e adequar a sua realidade, ver qual é o caminho para ganhar mais dinheiro em sua propriedade”, afirma o gerente. (Assessoria de Imprensa)
Publicado em Regional na Edição Nº 14968
Comentários