Iema de São Luís oferece cursos como Eventos, Informática, Meio Ambiente e Serviço Jurídico
Obras do Iema em Carutapera foram iniciadas recentemente

Criado pelo governo do Estado para incentivar a formação profissional dos jovens, o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) está com dez unidades em obras. A proposta do Iema é oferecer formação técnica e profissionalizante para os jovens maranhenses, por meio de um leque de cursos oferecidos, em cada unidade, de acordo com a vocação e necessidades de cada região do estado, para proporcionar o crescimento pessoal dos jovens e também o desenvolvimento do Maranhão.

As obras de construção dos Iemas são realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), por meio da Secretaria Adjunta de Obras Civis (Seaoc). Parte das unidades do Instituto vai funcionar em prédios novos que estão sendo ou ainda serão construídos. Outras vão funcionar em prédios adaptados, como é o caso dos Iemas de Pindaré-Mirim, Bacabeira e São Luís, onde a Sinfra está realizando melhorias, na segunda fase das obras, mas as aulas já estão em andamento nas três unidades. O Iema São Luís funciona no antigo prédio do Colégio Marista, no Centro.
Outras quatro unidades também serão instaladas em prédios já existentes, que receberão obras de adaptação e melhorias. É o caso das unidades de Cururupu, Timon, Axixá e São José de Ribamar. Em Cururupu, o projeto de reforma e adaptação está em fase de licitação. Nas outras três cidades, as obras estão em andamento e devem ser concluídas até fevereiro de 2017.

Unidades em construção
A determinação do Governo do Estado é que 27 unidades do Iema estejam em funcionamento em 2018. Para isso, as obras já estão em andamento em 6 unidades adaptadas (São Luís, Bacabeira, Pindaré Mirim, São José de Ribamar, Timon e Axixá) e 4 novos prédios - Coroatá, Carutapera, Santa Helena e Matões. E vai começar, ainda este ano, a construção do Iema em São Domingos do Maranhão.
Outras seis obras estão em fase de licitação, sendo uma de reforma e adaptação (Cururupu) e cinco de construção de novos prédios, em Chapadinha, Presidente Dutra, Dom Pedro, São Vicente Férrer e Vitória do Mearim. E dez obras estão em fase de projeto, nos municípios de Imperatriz, Balsas, Estreito, Paço do Lumiar, Colinas, Tutóia, São Mateus, Santa Luzia, Coelho Neto e Tuntum.
O projeto arquitetônico de todas as unidades seguirá o mesmo padrão, com a construção de auditório, biblioteca, refeitório, sanitários, quadra poliesportiva coberta, 12 salas de aula e seis laboratórios. "A criação dos Iemas vai abrir um novo panorama na educação dos nossos jovens, com oportunidades de formação técnica profissionalizante em prédios construídos ou reformados de acordo com um padrão de qualidade, que vão proporcionar conforto e o ambiente ideal para a aprendizagem", afirma o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto.
"O Instituto marca uma nova era para a educação profissionalizante no Estado, é um momento ímpar, pois materializa o objetivo maior do governo Flávio Dino que é descentralizar e regionalizar a oferta de diretos, entre eles, a educação profissional", explica o secretário de Ciência e Tecnologia, Jhonatan Almada.

Unidades adaptadas e já em funcionamento,
na segunda fase de obras

São Luís
Bacabeira
Pindaré-Mirim

Unidades adaptadas em obras:
São José de Ribamar
Axixá
Timon

Unidades novas em construção:
Coroatá
Carutapera
Santa Helena
Matões

Unidade nova, aguardando preparação do terreno: São Domingos do Maranhão

Unidades em licitação: 
- Reforma e adaptação: Cururupu
- Construção: Chapadinha, Presidente Dutra, Dom Pedro, São Vicente Férrer e Vitória do Mearim

Unidades novas em fase de projeto:
Imperatriz, Balsas, Estreito, Paço do Lumiar, Colinas, Tutóia, São Mateus, Santa Luzia, Coelho Neto e Tuntum