O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) recebeu na quarta feira (14), em sua sede, na Vila Palmeira, representantes das Autoescolas e CFCs (Centros de Formação de Condutores) para tratar de diversos assuntos referentes a novos procedimentos de regulamentação e implementação de novos recursos que envolvem a aquisição da Carteira de Habilitação Nacional.
A reunião foi presidida pela diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, e pelo presidente do Sindicato das Autoescolas do Maranhão (SINDAUMA), Ramir Ribeiro. Também estavam presentes a diretora Operacional do Detran-MA, Adriana França; o chefe da Coordenadoria de Informática, Jorge Silva; a coordenadora de Habilitação, Nazaré Nunes; o chefe da Controladoria, João Batista Carvalho, e a coordenadora de Educação para o Trânsito, Rosetânia Farias.
O encontro contou com a participação de pelo menos 80% das autoescolas da capital, além de várias outras do interior do estado, como Caxias e Bacabal. Entre os assuntos importantes tratados na reunião, foram discutidos a aquisição das motocicletas de 50 cc pelas autoescolas, a implantação do Simulador de Direção, e a resolução 410 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) que trata dos cursos especializados para mototaxistas e motofrentistas. 
A diretora feral do Detran-MA, Larissa Abdalla, ressaltou a necessidade do cumprimento das normas e acordos estabelecidos para que as Autoescolas e CFCs possam continuar oferecendo seus serviços de maneira regular como determinam as leis vigentes. “Nós estamos sempre nos colocando à disposição das autoescolas para esclarecer dúvidas e dar a devida orientação para que se cumpram todas as exigências da Lei”, afirmou.
Para o presidente do SINDAUMA, Ramir Aguiar, esse diálogo com o Dentran-MA é de grande importância para os donos de autoescolas. “Esse feedback é fundamental para que nós possamos passar com clareza todas as informações necessárias para os nossos clientes”, declarou.
No final da reunião, a coordenadora de Habilitação do Detran-MA, Nazaré Nunes, apresentou a nova CNH, que deverá ser expedida a partir de janeiro de 2017. O documento passa a contar com um novo desenho e dispositivos de segurança, para evitar falsificações. Entre os itens de controle está um código de barras personalizado, além de outros elementos em relevo e em microimpressão. A substituição será feita aos poucos, quando os motoristas tiverem que renovar os documentos ou tirar a segunda via.