O sistema de vistoria eletrônica permite que o processo rotineiro de inspeção de veículos tenha mais segurança e confiabilidade

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão promoveu nessa sexta-feira, 23, na sede do órgão, em São Luís, audiência pública sobre a implantação do serviço de vistoria eletrônica veicular. A audiência teve o objetivo de esclarecer o mercado sobre a licitação para a aquisição do sistema, a ser implantado ano que vem na sede do Detran-MA e nas 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do estado.
Com o sistema de vistoria eletrônica, o processo rotineiro de inspeção de veículos ganha mais segurança e confiabilidade. Os números do chassi, do motor e dados das placas são capturados através de câmeras e transmitidos instantaneamente para um computador conectado ao banco de dados do Detran estadual, gerando um relatório imediato, com registro de hora, data e local. As imagens serão validadas por um vistoriador do próprio órgão.
“Todos os dados do veículo vistoriado são armazenados e criptografados automaticamente, diminuindo a possibilidade de fraude”, explica o diretor geral do Detran-MA, Antonio Nunes.
Ainda de acordo com o diretor geral do Detran-MA, além de aumentar a segurança no processo, a vistoria eletrônica vai proporcionar maior comodidade ao cidadão que busca o serviço. “Quando o novo sistema estiver implantado, a vistoria de veículos no Maranhão poderá ser agendada inclusive pela internet, evitando que o usuário enfrente filas, como precisa passar atualmente”, explica Nunes.
Segundo a Comissão Setorial de Licitação do Detran-MA, o edital da licitação deve ser publicado até a primeira quinzena de novembro. A vistoria, procedimento exigido quando do primeiro emplacamento, na transferência de propriedade ou emissão de uma segunda via de Certificado de Registro de Veículos (CRV) continuará a ser feita diretamente por servidores públicos do Detran-MA. Apenas o serviço de pré-vistoria eletrônica (atividade meio) será feito por empresa contratada. Atualmente, o Detran-MA realiza, aproximadamente, 23 mil vistorias por mês.