O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), deu início, nessa sexta-feira (05), às ações preventivas por mais segurança no trânsito no período de Carnaval em São Luís e no interior do Estado. Foi realizada uma blitz educativa no terminal Ponta da Espera, de onde saem os ferries boats em direção à região da Baixada Maranhense.
O objetivo das ações é alertar os condutores sobre os riscos, em qualquer circunstância, de dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas e fazer cumprir a Lei 11.705, conhecida como Lei Seca.
A blitz realizada na Ponta da Espera contou com a parceria da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e da seguradora Porto Seguro. Enquanto aguardavam o embarque, os motoristas, parados na blitz, ganharam brindes, além da cristalização do para-brisas e troca de eventuais lâmpadas queimadas do carro.
“A parceria com o Detran teve o objetivo de conscientizar os motoristas da importância da revisão do carro antes de pegar a estrada. A prevenção pode salvar vidas”, orienta a supervisora administrativa da Porto Seguro, Mirela Muniz Magalhães.
A assistente administrativa Adriana Helena Silva aprovou a iniciativa. “É importante a realização de campanhas educativas neste período, pois, no Carnaval, muitas pessoas bebem e dirigem sem responsabilidade. Temos que ter consciência que somos responsáveis pela nossa segurança e, também, pela dos outros”.
Neste sábado (06), a blitz educativa volta ao Terminal da Ponta da Espera e será executada, também, durante os quatro dias de Carnaval no Corredor da Folia e na Passarela do Samba, em São Luís.
Interior do Maranhão
Nas cidades do interior do Maranhão, o trabalho educativo feito pelo Detran-MA no período de Carnaval começou há duas semanas com a realização de blitzen educativas e fiscalizatórias pelo cumprimento da Lei Seca. Este ano, o trabalho de fiscalização da Lei foi reforçado com a inclusão de mais cinco cidades.
Ao todo, 18 municípios, situados em regiões estratégicas do estado, vão ter operações da Lei Seca no Carnaval. Antes do início do Carnaval, as blitzen da Lei aconteceram nas cidades de Barra do Corda, Grajaú, Açailândia, Imperatriz, Balsas, Itapecuru-Mirim e São João dos Patos.
“Tradicionalmente, as cidades do interior são a principal opção dos foliões para pular ou descansar no Carnaval. Este ano, ampliamos o número de cidades a serem fiscalizadas, a fim de proporcionar mais segurança aos brincantes e reduzir a possibilidade de acidentes”, destaca o diretor geral do Detran-MA, Antonio Nunes. “A participação de cada cidadão é importantíssima, por isso, se for beber, vá de táxi, vá de van, vá de busão, vá de carona, só não vacile arriscando dirigir embriagado”, afirmou.
Comentários