Com a chegada das chuvas, neste mês de janeiro, é importante que os motoristas redobrem a atenção para evitar os riscos de acidentes e perigos de dirigir no período chuvoso.
De acordo com o assessor especial da Diretoria Geral do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), Márcio Cavalcante, a paciência e a atenção precisam andar de mãos dadas com os condutores maranhenses, ainda mais nesse período chuvoso.
“Todos temos uma noção básica dos perigos que as chuvas trazem, principalmente no trânsito. Por isso recomendamos que os condutores redobrem a atenção, já que a visibilidade diminui. E que tenham o máximo de paciência, evitem a velocidade alta e verifiquem as condições dos veículos”, alertou o assessor.
Ainda sobre a vistoria no veículo, Cavalcante lembra também sobre as condições dos pneus, que necessitam ser inspecionados, uma vez que esses itens são os que mais sofrem com as chuvas e, consequentemente, trazem perigo ao condutor.
“Ações básicas e simples como verificar a situação do limpador de para-brisa, manter uma distância segura em relação ao veículo da frente e diminuir a velocidade facilitam muito a vida dos condutores durante o período das chuvas”, destacou Cavalcante.
Outro fator que pode prejudicar a vida dos motoristas é a aquaplanagem, que significa a falta de aderência do pneu à pista, o que faz com que o veículo derrape e o condutor perca o controle do automóvel. A estabilidade de um veículo depende do contato entre pneus e o solo. Portanto, à medida que a velocidade aumenta, esse contato diminui devido à penetração de ar entre a pista e o veículo.
Dicas para os motoristas em período de chuva:
­ Ao perceber acúmulo de água na pista, diminua a velocidade.
­ Acenda as lanternas e os faróis baixos, para facilitar que seu carro seja visto por outros condutores.
­ Evite frear de maneira brusca, para não travar as rodas e derrapar por falta de aderência.
­ Não fume, Isso evita o embaçamento do vidro.
­ Não use as poças d’água para “lavar” seu veículo. Muitos acidentes começam assim.
­ Se tiver de passar por um trecho alagado, verifique a altura da água. Até a metade da roda, você tem condições de dirigir, acima disso, o veículo fica exposto a panes mecânicas. Tenha calma e aguarde o nível da água baixar.