Encontro de avaliação faz parte do trabalho permanente de melhoria da qualidade dos serviços prestados

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou, na quarta-feira (22), no auditório da sede da instituição, a segunda reunião com representantes da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. O objetivo do encontro foi avaliar os serviços de entrega de documentos aos usuários, após capacitação dos servidores do atendimento, solicitada pelo Detran no início do mês de fevereiro aos Correios, a fim de padronizar os procedimentos de inclusão de endereços e evitar a devolução excessiva de correspondências.
O encontro de avaliação faz parte do trabalho permanente de melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos Correios ao Detran no Maranhão. A reunião foi solicitada pela diretoria do órgão, após ser constatado, por meio de levantamentos estatísticos que, em média, os Correios devolvem, mensalmente, cerca de 4 mil documentos emitidos pelo Detran.
De acordo com os representantes dos Correios, um dos motivos de devolução é a dificuldade de localização do endereço do destinatário, já que no ato do cadastro no Sistema Detran, muitos comprovantes de residência apresentados pelo usuário não dispõem de endereçamento completo.
Durante a reunião, servidores dos setores do Disque Detran, Ouvidoria, Informática, Unidade Administrativa, Coordenação de Veículos e Coordenação de Habilitação apresentaram aos representantes dos Correios os tipos frequentes de reclamações de usuários, tiraram dúvidas e fizeram sugestões para a melhoria dos serviços.
Para o diretor-administrativo do Detran, Domingos Ferreira da Silva, o trabalho realizado em parceria com os Correios visa acabar com as falhas na entrega de documentos e evitar transtornos aos usuários. “Trabalhamos para oferecer serviços de excelência ao nosso público. Portanto, o alinhamento de procedimentos entre o Detran e órgãos parceiros é essencial para atendermos nosso usuário com agilidade, eficiência e respeito”, explicou o diretor.
Segundo a gerente de Vendas dos Correios no Maranhão, Maristela Lobato, o encontro foi positivo. “Nesta reunião, verificamos que as melhorias que estão sendo implantadas desde o primeiro encontro, em dezembro do ano passado, já apresentam resultados significativos. Isso é positivo tanto para o Detran quanto para os Correios”, disse Maristela Lobato.