Você sabe como anda o extintor de incêndio do seu carro ou os cuidados necessários e a maneira correta de usá-lo? Se sua resposta foi negativa, você se enquadra em uma grande parcela de motoristas que nunca checaram esse item de segurança obrigatório nos automóveis, que na maioria das vezes ainda se encontra com o plástico do tempo de compra do veículo.
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) e o Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) chamam a atenção dos motoristas sobre a importância do extintor de incêndio nos veículos. “Ele vai agir no princípio do incêndio, podendo assim evitar grandes tragédias. O extintor também pode ser utilizado no socorro a outros veículos, por exemplo, se um motorista estiver passando em uma via e observar um principio de incêndio em outro veículo, ele pode utilizar o seu extintor para apagar o incêndio”, destacou o subtenente Ferreira, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.
Segundo estatísticas do Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão, até julho de 2014, já ocorreram 36 incêndios em veículos, superando todo o ano de 2013 que foram 22 incêndios, em 2012 foram registrados 69 incêndios. É interessante ressaltar que 90% dos incêndios se iniciam no compartimento do motor (classes B e C) e passam para o painel, o carpete e o estofamento (classe A).
“É importante que a população tenha consciência, independente da vistoria anual do veículo, verifique, periodicamente, as condições do seu extintor de incêndio. Muitas pessoas nunca observaram a validade ou a pressão do extintor de seu veículo. Esse equipamento obrigatório de segurança pode salvar a sua vida e de sua família”, afirmou André Campos, diretor Geral do Detran.
Fiscalização
Durante abordagens feitas nas Operações da Lei Seca - Vida no Trânsito, os Bombeiros verificam as condições do extintor como o indicador de pressão que não pode estar na faixa vermelha; integridade do lacre; presença da marca de conformidade do Inmetro; os prazos da durabilidade e da validade do teste hidrostático do extintor de incêndio que não devem estar vencidos; aparência geral externa em boas condições (sem ferrugem, amassados ou outros danos); local da instalação do extintor de incêndio, etc.
O subtenente Ferreira alerta, também, a importância da retirada do plástico que reveste o extintor. “Durante um principio de incêndio, as pessoas costumam ficar nervosas e, muitas vezes, acabam se atrapalhando na hora de retirar o plástico que reveste o extintor, isso acaba levando tempo e, com isso, o princípio de incêndio pode se alastrar. Outra complicação é que durante um incêndio, o plástico pode derreter e impossibilitar o manuseio do extintor”, enfatizou o oficial.
No período em que a Operação Lei Seca, Vida no Trânsito começou até agora o Corpo de Bombeiros fiscalizou mais de 300 automóveis, sendo que mais de 100 destes veículos encontravam-se com os extintores com algum problema (excesso de pressão, sem pressão, lacre rompido, validade vencida).
“Sinceramente nunca tinha nem mexido no meu extintor nem sabia que o vencimento da validade gera multa, acho válido essa fiscalização dos Bombeiros. Meu extintor venceu desde 2011, ou seja, fui multada, no entanto os bombeiros me conscientizaram que em caso de incêndio no meu automóvel o extintor não iria funcionar, o que poderia acabar em algum acidente mais grave”, afirmou Maria Nazaré do Nascimento, aposentada.
Atualmente, os extintores veiculares são destinados a apagar princípios de incêndio de classes B e C, ou seja, os combustíveis líquidos (B) e materiais elétricos como, por exemplo, a bateria do carro e fiação elétrica e outros dispositivos elétricos (C). Os novos extintores de incêndio veiculares com pó ABC são dotados de uma tecnologia que os tornam mais eficientes do que os atuais equipamentos, uma vez que se destinam a apagar também princípio de incêndio da classe A, ou seja, materiais sólidos combustíveis, como revestimentos, estofamentos, pneus, painéis, tapetes. O extintor ABC, além de abranger todos os materiais presentes nos veículos, tem uma maior capacidade extintora e apresenta, ainda, como vantagem adicional sobre o extintor BC a garantia de cinco anos.
Todos os carros fabricados a partir de 2005 já vêm de fábrica com o extintor ABC, em janeiro de 2015 será obrigatório que todos os carros possuam o extintor ABC. Hoje, o extintor original de fabrica com pó químico “BC” possui três anos de garantia e os recondicionados, um ano. Essa mudança beneficiará o consumidor porque o novo equipamento é mais seguro, mais potente, tem custo equivalente ao atual e oferece maior prazo de garantia.
O descumprimento da legislação sujeitará o infrator à aplicação prevista no Art. 230, incisos IX e X do CTB (Lei 9503/97), sendo prevista multa de R$ 127,69 e 5 pontos para o proprietário do veículo e retenção até ser sanada a irregularidade ou recolhimento do CRLV, assinalando-se prazo para a regularização e apresentação do veículo.
Fique atento
O extintor de incêndio é item obrigatório desde 1968
Veículos
Fumaça branca e sem cheiro é vapor de água e indica que seu veículo está com problema no radiador.
Fumaça escura e com cheiro forte é princípio de incêndio. Se o fogo está no motor, não abra totalmente o capô. Isso facilitaria a entrada de oxigênio (comburente), aumentando o fogo.
Tome imediatamente as seguintes providências
a) Estacione o veículo em local seguro e retire os passageiros.
b) Mantenha a calma: o tanque de combustível normalmente fica bem longe do motor.
c) Retire o extintor do suporte e rompa o lacre para destravar a válvula.
d) Mantenha o extintor na posição vertical.
e) Através de uma pequena abertura no capô do motor, aplique parte do conteúdo do extintor para abafar o fogo.
f) Abra cuidadosamente o capô (lentamente), localize o foco de incêndio e elimine-o por completo.
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