A população carcerária da Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz (UPRI) na Semana Nacional do Encarcerado recebe assistência jurídica gratuita e materiais de higiene pessoal. A ação será desenvolvida pelos acadêmicos e professores do curso de Direito da Faculdade Educacional Santa Terezinha (FEST) através do Escritório Modelo de Assistência Jurídica da FEST/EMAJ.
A programação será realizada nesta quarta-feira (26), a partir das 8h30, com aproximadamente 40 presos do sexo masculino, e também na quinta-feira (27), com as 32 mulheres da unidade prisional.
A coordenadora do Núcleo de Pratica Jurídico Dom Affonso Felippe Gregory/EMAJ, Marilene Santos, destaca a importância da ação que visa levar mais dignidade aos detentos. “O objetivo é trazer um pouco mais de dignidade destes encarceradas e trazer os acadêmicos do curso de Direito para outro universo que não seja somente a instituição. Para que eles possam conhecer a realidade encarcerada da nossa cidade”, ressalta.
Serão ministradas pelos estudantes durante os dois dias da ação palestras sobre o tema, Auxílio Reclusão, e também assistência jurídica gratuita, tendo em vista a carência de informações em relação aos seus direitos. No encerramento das atividades, será oferecido um lanche aos participantes.
Programa
Escritório Modelo de Assistência Jurídica da FEST/ EMAJ é vinculado ao Curso de Direito da instituição. O programa proporciona o acesso às pessoas de baixa renda ao atendimento jurídico gratuito nas áreas de Direito da Família, Cível e Penal, por meio dos acadêmicos, orientados por advogados que são professores-orientadores do EMAJ.
Desde sua fundação, em 2007 até o presente momento, existem 2.692 processos em andamento.
Funcionamento
O EMAJ funciona de segunda a sexta-feira – das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sala do programa localizada na FEST, na rua Perimetral Castelo Branco, 116 - no Parque Anhanguera. Mais informações pelo telefone: (99) 2101-0880.
Comentários