Destruição de produtos apreendidos pelo Inmeq em São Luís e interior do Maranhão

Milhares de produtos irregulares foram destruídos pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), na tarde dessa sexta-feira (18).
A destruição foi realizada de forma mecânica, no município de Paço do Lumiar, e contou com a utilização de um rolo compactador. Os produtos destruídos foram apreendidos em fiscalizações realizadas ao longo de 2015, o que inclui cadeiras plásticas, bicicletas infantis, brinquedos, materiais elétricos de baixa tensão, tomadas e plugs.
Todos os produtos foram recolhidos do comércio porque estavam fora de conformidade, ou seja, sem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o que é obrigatório.
Os produtos destruídos foram recolhidos pela fiscalização em lojas do comércio de São Luís e do interior do Maranhão. Foram apreendidos por estarem fora do padrão de qualidade. Não passaram por testes de qualidades e por isso não receberam o selo de conformidade. “Como oferecem riscos à saúde e segurança do consumidor, eles não podem ser doados e, sim, destruídos”, explica o presidente do Inmeq-MA, Gilson Lago.