São Luís - O deputado estadual Bira do Pindaré reuniu-se, nessa quinta-feira (05), com um grupo de despachantes, que fizeram mais uma denúncia contra o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran/MA).
Dentre as principais queixas estão o aumento das taxas, a mudança nos juros e a baixa qualidade do material. Segundo os despachantes, o novo sistema de emplacamento, definido pelo departamento, atualmente dirigido por André Campos, prejudica os consumidores maranhenses.
Eles informaram ainda que a alteração das taxas deveria ser apresentada na Fazenda do Estado e aprovadas pela Assembleia Legislativa do Maranhão para inclusão no orçamento do governo estadual. Tramitação que, tendo em vista o período, duraria no mínimo um ano, só entrando em vigor a partir de meados de 2014.
“Nós representamos os usuários, deputado. Nós estamos lutando pelos nossos direitos, mas também pela liberdade do povo do Maranhão”, frisou Carlos Martins, presidente do Sindicato dos Despachantes.
No final da reunião, e tendo em vista o número de questionamentos, ficou acertada a realização de uma audiência pública sobre o novo sistema de emplacamento do Detran/MA.
Assunto semelhante já havia sido discutido também na casa legislativa. Durante a atividade, o deputado estadual Roberto Costa (PMDB) foi acusado de montar um esquema no novo sistema de emplacamento, e, segundo o advogado Rafael Silva, o governista usava a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) como “cortina de fumaça”.