O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), assinou o decreto que regulamenta a Portaria Estadual de nº 894, que concede, aos despachantes credenciados de trânsito, o acesso ao sistema da Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação (SEATI). A implantação da portaria se consolidou, nesta sexta-feira, 23, em uma reunião, na sede do órgão, com a Diretora Geral, Larissa Abdalla, o Presidente da Federação Nacional dos Despachantes de Trânsito, Everton Calamuce, o Deputado Estadual, Bira do Pindaré, a Diretora Operacional, Adriana França, coordenadores do órgão e despachantes de 14 municípios maranhenses.
O Maranhão é o terceiro Estado do país a implantar o decreto que confere o acesso aos despachantes de trânsito para as operações de emissão de impostos, taxas, multas e outros emolumentos referentes aos serviços de registros, transferência, licenciamento e demais serviços relativos a veículos ciclomotores, automotores e reboques, através do sistema SEATI/Detran-MA.
A Diretora Geral, Larissa Abdalla, celebrou a implantação do decreto no Detran-MA como uma vitória para todos. "Se o Detran credencia despachantes é porque delega a eles, ainda que, parcialmente, o desempenho de atividades de sua competência e, esta, contém um componente primordial, que é a confiança. Todos são nossos parceiros e, a partir de hoje, esperamos que se consolide ainda mais um fórum de diálogo entre nós", acentuou.
Everton Calamuce, Presidente da Federação Nacional dos Despachantes, disse que a consolidação do projeto mostra a boa vontade do Governo do Maranhão e do Detran-MA em qualificar o profissional, oferecendo mais autonomia do seu trabalho."É uma iniciativa extraordinária que causará agilidade na emissão dos documentos, descongestionamento dos guichês de atendimento, facilitando em muito o trabalho do órgão junto à sociedade", disse.
Representando o Governador Flávio Dino, o deputado Bira do Pindaré, explicou que a regulamentação dos despachantes de trânsito no Maranhão é uma luta antiga. "Esta parceria beneficiará todos os usuários que precisam dos serviços executados pelos despachantes de trânsito", disse o deputado, lembrando que a assinatura do decreto foi mais significativa por ter sido assinada durante a Semana Nacional de Trânsito.
Emocionada, a Presidente Estadual do Sindicato dos Despachantes, Valdimary Xavier, agradeceu ao Detran-MA por proporcionar o ato que dará autonomia à classe. "Agora a nossa categoria fará um atendimento mais ágil e qualificado", explicou.
Em seguida, o Analista de Sistema, Wendel Maciel ministrou o primeiro treinamento técnico para despachantes oriundos dos municípios Imperatriz, Bacabal, Santa Inês, Codó, Timon, Pedreiras, Pinheiro, Caxias, Presidente Dutra, Cidelândia, Colinas, Açailândia, Itinga do Maranhão, Estreito, Dom Pedro, São José dos Patos e Buriticupu.
Comentários