São Luís - Os desembargadores Anildes Chaves Cruz e José Bernardo Silva Rodrigues assumiram na tarde dessa segunda-feira (19) os cargos de presidente e vice-presidente/corregedor, respectivamente, do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, acompanhou a solenidade de posse no auditório Ernani Santos e elogiou a aclamação dos magistrados para o TRE-MA.
“São magistrados sensíveis e inteligentes e que honrarão quaisquer cargos que assumirem. Terão todo o apoio do Judiciário estadual para desempenharem bem a nova missão”, disse.
Anildes Cruz ascendeu ao cargo de presidente após quase um ano exercendo a função de corregedora do TRE. O encerramento do biênio do desembargador Raimundo Cutrim como membro efetivo da Corte abriu a vaga na presidência do órgão. “Este é um momento singular na minha carreira. Tenho o propósito de fortalecer ainda mais a imagem do Tribunal Eleitoral, assegurando o comprometimento para a aplicação da lei e não de interesses pessoais em nossas decisões. A confiança que cultivo é a do diálogo”, ressaltou.
Após tomar posse como membro efetivo do Eleitoral no lugar do desembargador Raimundo Cutrim, José Bernardo Rodrigues foi declarado o novo vice-presidente/corregedor, tendo em vista que seus pares declinaram da vaga aberta em decorrência da ascendência da desembargadora Anildes à Presidência. “Só posso agradecer aos meus colegas desembargadores pela escolha do meu nome para voltar a este Tribunal, onde já exerci entre os anos de 2001 e 2005 o cargo de juiz efetivo. Volto para fazer aquilo que melhor sei: trabalhar. Em memória à minha mãe, digo: sou um grande homem e, como Davi, aprendi a vencer os Golias da vida”, salientou.
Na mesma ocasião, tomou posse como jurista o advogado Sergio Muniz, reconduzido ao cargo por ato da presidente da República, Dilma Rousseff. “Dos 18 anos em que exerço a profissão de advogado, 15 são dedicados à Justiça Eleitoral. Entendo que minha recondução ao cargo é um reconhecimento ao trabalho em que desenvolvi nos últimos dois anos”.
Em nome da Corte, coube ao advogado José Carlos Sousa e Silva saudar os recém-empossados. “Atos como este tem um importante significado histórico. A desembargadora Anildes é inteligente e equilibrada e o desembargador José Bernardo é um cidadão e juiz exemplar”, pontuou.
Raimundo Cutrim, que deixou o TRE, registrou os feitos realizados durante a sua gestão, destacando: “Diante do término desta jornada, o meu sincero e profundo agradecimento. Em minha breve passagem por esta Casa procurei realizar a Justiça, pois, ao contrário dos que muitos pensam, o Tribunal Eleitoral não trabalha apenas em ano de eleição. Os preparativos da eleição seguinte começam tão logo a anterior termina”.
Publicado em Regional na Edição Nº 14282
Comentários