O deputado Raimundo Cutrim (PCdoB) foi à tribuna da Assembleia Legislativa nessa quarta-feira (15) para destacar importantes conquistas para a população do Maranhão, executadas entre os anos de 2002 e 2003, quando o parlamentar ocupou o comando da Secretaria de Segurança Pública.
O parlamentar leu num blog que no dia 08 de abril a Companhia de Turismo da Polícia Militar, criada na sua gestão, completou 12 anos de existência. Segundo o deputado, na mesma época sua gestão criou o CIOPS e os CIDS, os antigos Centros de Defesa Social, dividindo a ilha de São Luís em quatro áreas de segurança.
Na ocasião, Raimundo Cutrim informou que sua gestão criou também a Academia de Polícia Integrada, a Corregedoria do Sistema de Segurança Pública e a Delegacia da Mulher, em São Luís e em 18 municípios das regionais, onde existiam companhias independentes da Polícia Militar e as delegacias regionais.
Raimundo Cutrim informou, ainda, que sua gestão criou a Delegacia do Idoso, a Delegacia da Criança e do Adolescente, a Delegacia do Consumidor e a Delegacia de Turismo. “Tudo isso foi criado na minha gestão. Torcemos para que os setores cresçam e a população seja beneficiada na segurança”, afirmou.
Problemas e parabéns
No pronunciamento, Cutrim observou que o CIOPS foi criado em 2002 e ainda hoje continua com o mesmo número de atendentes deixados por sua gestão, mas a procura pelo serviço de segurança triplicou e evidentemente a população aumentou, com relação à da época da criação e instalação do centro integrado.
Desde 2002 o CIPOS está integrado à Polícia Civil, à Polícia Militar, ao Corpo de Bombeiros e ao Instituto de Criminalística (ICRIM). “Nosso sonho da época era integrar também o CIOPS à Polícia Rodoviária Federal e com o Samu das prefeituras da Ilha de São Luís. A medida facilitaria o atendimento da população pelo fone 190”, disse.
Na avaliação de Cutrim, ao completar 12 anos de existência, a Companhia de Turismo da Polícia Militar do Maranhão tem motivos para comemorar, pois cresceu e está fazendo o seu trabalho, principalmente no Centro Histórico de São Luís, que sempre foi muito problemático e registrou de altos índices de criminalidade.
Comentários