O segundo semestre segue como tempo de concretização dos projetos e compromissos firmados pelo deputado Marco Aurélio (PCdoB) ao longo do mandato. Durante toda a primeira metade do ano, o deputado percorreu todas as secretarias e órgãos estaduais do Maranhão em busca de recursos e obras que pudessem melhorar a qualidade de vida dos moradores da região tocantina. Agora, chega a hora de colher os frutos deste trabalho.
Na manhã dessa quarta-feira (28), em reunião com a secretária estadual de Educação, Áurea Prazeres, o parlamentar acompanhou o andamento de grandes conquistas alcançadas junto à Seduc a fim de prestar contas com a população da região.
Em junho, Marco Aurélio garantiu as reformas de quatro escolas de ensino médio. São elas: Escola Rio Amazonas, em João Lisboa; Escola Francisco Alves, em Davinópolis; Escola Nova Vitória, em Imperatriz, e Escola Vicente Yanéz Pinzón, em Governador Edison Lobão. Durante a audiência dessa quarta, a secretária Áurea informou que os últimos detalhes processuais estão sendo finalizados e que em breve as obras nas escolas serão iniciadas.
Outra demanda abordada diz respeito à construção da primeira escola de ensino médio do Parque Alvorada, em Imperatriz. Essa é uma antiga reivindicação dos estudantes dos bairros Parque Alvorada I, Parque Alvorada II e Vilinha, que são obrigados a percorrer vários quilômetros até a escola mais próxima. “Diariamente, os jovens destes bairros enfrentam riscos ao percorrerem vários quilômetros para ter acesso a um direito básico. Grande parte desses alunos transita a pé e em bicicletas, tendo inclusive que atravessar a BR-010, que tem um intenso tráfego, o que representa um risco às vidas de todos. Aumentando-se ainda com o risco da violência”, alertou o deputado.
Marco Aurélio informou que o processo de doação do terreno (quase 10 mil m²), por parte da Prefeitura de Imperatriz, passou por problemas cartoriais, mas que já foram resolvidos. O próximo passo é o envio do projeto para a Câmara de Vereadores de Imperatriz para que a doação seja votada e autorizada pelos vereadores.
A secretária informou que tão logo conclua a doação, a obra irá a licitação.
Na ocasião, Marco Aurélio ainda reforçou uma luta que já iniciou na Seduc pela parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e a instituição Jardim Canossa, entidade filantrópica que realiza um belíssimo trabalho e atualmente enfrenta sérias dificuldades financeiras. “Já estive em audiências com a secretária e as freiras responsáveis pela direção da instituição, agora temos como objetivo conseguir um convênio entre as partes no valor de 20 mil reais mensais para ajudar a manter o digno trabalho com as crianças. A instituição funciona como creche e pré-escola e atende mais de 200 crianças de Imperatriz. Esse é um projeto muito importante e não pode deixar de funcionar por falta de apoio”, afirmou o parlamentar.
O deputado confirmou o compromisso principal do mandato com a educação maranhense e prometeu continuar buscando apoios para contribuir com o futuro dos jovens estudantes de todo o Maranhão. “Tenho mantido a permanência em focar na rotina do nosso mandato a continuação da luta. Da confirmação de uma conquista até a execução do investimento, há um caminho a ser percorrido. Esse caminho é cheio de burocracia, natural do setor público. É preciso persistência e parcerias para dar certo. Tenho a felicidade de sempre encontrar no governo grandes amigos que vivem esses sonhos comigo. Sou muito grato pelo apoio”, declarou.