Ao lado de milhares de alunos-atletas de todo o Brasil, a delegação maranhense participou, na noite da última quinta-feira (3), da cerimônia oficial de abertura da etapa infantil dos Jogos Escolares da Juventude 2015 (JEJ), em Fortaleza (CE). Em uma noite de apresentações culturais, desfile de delegações e compartilhamento dos valores olímpicos, atletas, técnicos e dirigentes dos JEJs lotaram o Ginásio Paulo Sarasate para celebrar o esporte e dar início aos jogos.
“Eu nunca tinha visto um evento tão grande como esse. É a primeira vez que participo dos Jogos da Juventude e estou achando tudo muito interessante”, afirmou Caio Damasceno, de 14 anos, atleta de judô da delegação maranhense.
Para o nadador Pedro Lucas, de 13 anos, que já participou dos JEJs, o evento melhora a cada ano. “Está tudo muito organizado e a cerimônia de abertura foi muito bonita. Estou morrendo de felicidade de estar aqui e já pude conhecer várias pessoas”, contou.
O secretário de Esporte e Lazer do Maranhão, Márcio Jardim, e a secretária adjunta de esporte educacional, Joslea Rodrigues, também participaram da abertura dos JEJs. “É muito bom ver o Maranhão representado em eventos nacionais. Momentos como esse viabilizam a troca de experiências e servem para descobrirmos talentos do nosso esporte. Desejamos bons jogos a todos os nossos atletas e enquanto governo do Estado continuaremos investindo no esporte educacional”, destacou Márcio Jardim.
Além dos participantes dos Jogos Escolares da Juventude, estiveram na cerimônia de abertura autoridades locais, representantes do Comitê Olímpico Brasileiro e representantes das federações. No acendimento da tocha, participaram atletas olímpicos e pan-americanos, a exemplo de Joana Maranhão, Vanderlei Cordeiro, Luisa Harumi Matsuo e Luciano Correa, que são embaixadores dos Jogos Escolares.
Os Jogos Escolares da Juventude seguem até o dia 12 deste mês e as provas começaram a ser disputadas nessa sexta-feira (4), com as modalidades individuais.
A delegação maranhense dos JEJs é composta por atletas dos municípios de Açailândia, Arari, Barra do Corda, Barreirinhas, Caxias, Codó, Imperatriz, Nova Olinda do Maranhão, Paço do Lumiar, Pinheiro, São Luís, São Mateus do Maranhão e Timon. Nos jogos, eles disputam 13 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei.
Comentários