Presidente da Jucema, Sérgio Sombra, presidiu a reunião do Subcomitê do RedeSim

A Junta Comercial do Maranhão (Jucema) realizou, na terça-feira (2), mais uma reunião do Subcomitê do RedeSim – sistema integrado que permite a abertura, alteração e baixa de empresas nas juntas comerciais – para definir o cronograma de instalação no estado. Representantes de órgãos públicos estaduais, municipais e federais que compõem o subcomitê participaram do encontro. No estado o sistema recebeu o nome de Empresa Fácil Maranhão. 
De acordo com o cronograma, a primeira ação acontece dia 15 de junho, com a reestruturação organizacional e setorial da Jucema e capacitação dos servidores envolvidos, além da instalação de equipamentos que permitirão adequar o órgão maranhense à instalação do RedeSim. “Temos que adequar a estrutura da Junta ao novo momento de simplificação dos registros mercantis em nosso estado, pois muitos procedimentos serão eliminados ou reduzidos”, explicou o presidente da Jucema, Sérgio Sombra.
Na sequência será a vez do Corpo de Bombeiros. Os servidores também serão capacitados e o sistema será configurado de acordo com as necessidades do órgão. O cronograma de instalação segue na Vigilância Sanitária e Secretaria de Estado de Meio Ambiente, onde serão adotados os mesmos procedimentos para garantir a instalação do RedeSim no Maranhão. Inicialmente, serão adequados ao sistema todos os órgãos estaduais.
Concluída essa etapa, a instalação passará a ser feita nos municípios maranhenses a partir do dia 3 de julho. A meta é atingir uma média de oito  municípios por mês até dezembro deste ano. “Com a definição do cronograma, damos mais um passo para garantir o funcionamento do RedeSim em nosso estado, que será um marco para o registro mercantil no Maranhão”, garantiu Sérgio Sombra.
Uma reunião para apresentação do RedeSim ao governador Flávio Dino está agendada para o dia 18 de junho.
Do encontro de terça-feira participaram, além da Jucema, representantes da Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Sebrae, Receita Federal, AJE/MA, Sefaz, Semfaz e Sema.