Defesa Civil representa Imperatriz no Seminário sobre alerta de desastres em São José dos Campos

O superintendente municipal da Defesa Civil, Francisco das Chagas, participa desde ontem (4) do Seminário Nacional de Avaliação de Alerta de Desastre, em São José dos Campos (SP). O evento tem como objetivo avaliar a tempestividade e aumentar a vigilância dessas mudanças climáticas, e assim aprimorar o monitoramento. O encontro segue até quinta-feira (6).

O seminário é promovido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais - CEMADEM. De acordo com o superintendente, o órgão "atua no gerenciamento das informações emitidas por radares meteorológicos, pluviômetros e dados provenientes de previsões climáticas, repassando as informações para os órgãos competentes em todo o país".
No encontro, os participantes conhecem o projeto "Pluviômetros Automáticos", que busca ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais.
A iniciativa consiste na instalação de pluviômetros automáticos em locais próximos a áreas de risco e, para isso, serão feitas parcerias com entidades que possam abrigar esses equipamentos. Assim, formarão uma importante rede nacional de colaboração para redução de desastres, em conjunto com órgãos governamentais. Domingos Cezar-ASCOM/PMI