A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do seu Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), recebeu o Prêmio Gol, concedido pelo Disque-Denúncia Maranhão, por ter obtido êxito na apuração de caso de violência contra idoso. A instituição foi representada pela coordenadora do Ciapvi, Isabel Lopizic.
O Ciapvi foi premiado pela intervenção que fez, em agosto, no bairro Vila Bessa, em São Luís, em situação na qual uma idosa era agredida fisicamente pelo próprio filho. “O Disque-Denúncia nos informou do caso e imediatamente fomos até a casa da idosa. Quando chegamos ao local, ela estava chorando e com medo, pois havia sido agredida. O filho, também, estava na casa visivelmente alterado. Após uma conversa com a idosa, solicitamos uma viatura policial para recolher o agressor”, informou Isabel Lopizic.
Lopizic considera o Disque-Denúncia um serviço relevante, pois incentiva a sociedade a participar, tomando posições e denunciando a violência. “Sem a ajuda da população é muito difícil se chegar ao agressor”, advertiu.
O Prêmio Gol contempla instituições que tenham obtido êxito na apuração de informações captadas pela central do Disque-Denúncia, com a finalidade de motivar o trabalho das autoridades locais e estimular as operações de inteligência para que possam investigar com mais empenho e rapidez as denúncias que chegam à central de atendimento.