A defensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, comandou na tarde da última segunda-feira (2), na sede da instituição, em São Luís, a solenidade de posse dos defensores públicos Werther de Moraes Lima Junior e Antônio Peterson Barros Rêgo Leal, nos cargos de subdefensor geral e de corregedor da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), respectivamente. Também foram empossados os defensores públicos que comandarão a Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep/MA) e a Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), Marcos Vinícius Campos Fróes e Thiago Josino Carrilho de Arruda. O evento foi prestigiado por membros da carreira, servidores e familiares. 

Ao dar boas vindas aos novos integrantes da Administração Superior, Mariana Albano falou da importância do trabalho conjunto para a instituição continuar crescendo, com o propósito de estar cada vez mais próxima do cidadão maranhense. "É uma honra poder estar no comando desta instituição, que muitas conquistas alcançou nos últimos quatro anos. E para que possamos ter uma Defensoria ainda mais forte e presente na vida daqueles que buscam o exercício pleno de seus direitos, mas não têm condições de pagar um advogado, conto com a colaboração de defensores públicos e servidores", destacou durante a solenidade, que foi acompanhada pelo ex-defensor geral, Aldy Mello Filho, e pela ex-corregedora da DPE, Fabíola Almeida Barros.
Presente ao evento, o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Maranhão (Adpema), Joaquim Gonzaga de Araújo Neto, que chamando a atenção para a qualidade técnica dos colegas empossados, desejou sorte em suas novas missões. "Neste momento festivo e histórico, onde comemoramos a nossa posição de destaque frente às demais Defensorias brasileiras do país, a Associação se coloca à disposição para renovar a parceria já mantida, reforçando o trabalho em prol de uma Justiça ainda mais acessível à população socialmente vulnerável deste estado, em consonância com uma categoria de defensores públicos cada vez mais valorizada".     
O novo subdefensor geral do Estado, Werther Lima Junior, assim como os demais empossados, não poupou elogios à gestão anterior, afirmando que, com muito empenho e dedicação, trabalhará para garantir que a Defensoria maranhense continue a ser exemplo de administração pública correta e eficiente. "Suceder uma gestão tão exitosa quanto a do doutor Aldy Mello Filho e das doutoras Mariana Albano e Fabíola Barros é o nosso maior desafio", disse o subdefensor.  
Em seu discurso, o novo corregedor da DPE/MA, Antônio Peterson Leal, também assumiu o compromisso de contribuir para o desenvolvimento da Defensoria Pública. "Como bem salientou minha antecessora, doutora Fabíola Barros, cabe ao corregedor servir e procurar, através do diálogo com os membros e servidores da instituição, a melhor forma de distribuição das atividades, assim como fiscalizar o trabalho dos defensores para melhor atender aos assistidos", ressaltou.             
Para Thiago Arruda e Marcos Vinicius Fróes, o momento é de agradecimento. "Antes de qualquer coisa, preciso agradecer pela confiança depositada em meu nome e dizer que vou envidar todos os esforços para garantir que a Central de Relacionamento com o Cidadão continue funcionando de forma plena, como um instrumento efetivo de democratização de acesso à Justiça", ressaltou o novo coordenador da Central.
O novo diretor da Esdep/MA, Marcos Fróes, destacou o papel da Escola Superior da Defensoria como instrumento de educação em diretos humanos. "Vamos seguir as linhas do plano de ação das Esdep, dando continuidade ao aperfeiçoamento técnico-científico dos membros da carreira, servidores e estagiários", afirmou, acrescentando que dentre suas metas está a viabilização do ensino a distancia de modo a alcançar todos os defensores em atuação na capital e no interior do estado.