O secretário Antônio Ronandre (Meio Ambiente) diz que plano de resíduos sólidos será realizado em parceria com entidades e a comunidade de Davinópolis

Gil Carvalho

Davinópolis – Estudo de viabilidade para instalação do aterro sanitário estão sendo realizados pela Prefeitura de Davinópolis por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Semmat). A informação foi prestada à reportagem pelo secretário Antônio Ronandre.
Ele observa que essa tem sido uma preocupação do prefeito Ivanildo Paiva, apesar da escassez de recursos financeiros. Busca parcerias junto aos governos estadual e federal no sentido de construir o aterro sanitário de Davinópolis.
“Serão realizados estudos pluviométricos, de lençóis freáticos, cursos de água e de viabilidade econômico-financeira, inclusive por meio da associação de catadores e cooperativas de resíduos sólidos, responsáveis pela transformação do material recebido de resíduos reaproveitáveis”, diz ele.
O secretário reitera que o projeto será desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) que implementará a política de recolhimento dos resíduos sólidos no município de Davinópolis. Ele entende que inicialmente “é preciso realizar campanha de conscientização da comunidade para que colabore com esse projeto que visa reaproveitar os resíduos sólidos”.
Antonio Ronandre também considera indispensável a realização de audiência pública, exigida pela legislação brasileira, sobre a importância da implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos. “Não adianta o município construir esse aterro sanitário, se a comunidade não separar o material reaproveitável que será destinado à associação de catadores ou cooperativa”, analisa.
Ele defende que o plano de resíduos sólidos seja formatado em parceria com os diversos segmentos da comunidade davinopolense, inclusive por meio de palestras, conscientização nas escolas e a sensibilização ambiental da população sobre a importância da coleta seletiva de resíduos sólidos em Davinópolis.