Davinópolis – O prefeito Ivanildo Paiva, acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Marinalva Barbosa, participou nessa segunda-feira (12), no plenário Davi Alves Silva, no prédio da Câmara Municipal de Davinópolis, de audiência pública que debateu o Plano Plurianual 2014-2017.
Na ocasião, ele assinalou que luta pela liberação de emendas dos deputados federais, estaduais e do governo do Maranhão para investimentos em obras de infraestrutura na cidade de Davinópolis. “Nós priorizamos no início do governo a revitalização de escolas e postos de saúde, mas a comunidade não tem visto, porém quando começamos a obra de bloqueteamento da rua Duque de Caxias, a comunidade aplaudiu”, disse.
Ivanildo Paiva conta que não tem medido esforços para conseguir recursos para investimentos na melhoria da infraestrutura da cidade, principalmente das ruas e avenidas que necessitam ser recuperadas. “Temos verificado ainda a necessidade de melhoria das ruas da Vila Santa Lúcia, mas entendemos que a raspagem das vias irá piorar a situação devido à poeira”, argumenta.
Ele observa que diariamente tem verificado in loco a situação dos bairros e dos povoados, mas reconhece que devido à escassez de recursos não tem sido possível resolver os problemas emergenciais de Davinópolis. “Temos investido cada centavo em obras, porém o município necessita de apoio dos governos estadual e federal”, reiterou.
O vice-prefeito Rubem Firmino, o Rubens Lava-jato, considerou louvável a iniciativa do prefeito Ivanildo em discutir a melhoria da cidade por meio do Plano Plurianual 2014-2017. “Se não tiver planejamento, nós não conseguiremos gerenciar os escassos recursos, nem buscar alternativas para resolver os problemas”, disse.
Já o secretário municipal de Administração, Ires Pereira Carvalho, ressalta que a audiência pública teve o objetivo de colher sugestões para serem discutidas e incluídas no Projeto de Lei do Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).
“Temos que refletir o presente pensando no futuro, pois cada secretário saberá o que irá fazer durante esse período, onde a sociedade civil (associações, sindicatos, conselho tutelar e conselhos municipais) foi convidada a discutir o PPA-2014-2017”, disse ele, que considera de suma importância a descentralização dos investimentos públicos discutidos nas áreas da educação, saúde e da infraestrutura.
Ires Carvalho lembra que consta no site da prefeitura (www.prefeituradedavinopolis.com.br) o formulário para que possa sugerir a aplicação dos recursos públicos. “Temos que apresentar esse projeto de leis, que virá para Câmara Municipal, até o dia 31 de agosto”, concluiu. (Assessoria)