Curso promovido pela SES e HCOR

São Luís - A terceira etapa do “Curso de Qualificação em Saúde”, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Hospital do Coração (HCOR) de São Paulo, está sendo realizada no Praia Mar Hotel, em São Luís. Com esta última etapa, um total de 1.746 médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem foram capacitados por uma equipe de 11 médicos integrantes do núcleo de profissionais HCOR.
O curso é destinado a profissionais que compõem a Rede Estadual de Urgência e Emergência na capital e no interior, e de acordo com o médico e coordenador do curso, Helder José Lima Heis, tem como base o treinamento prático e teórico para melhoria e aprendizado de técnicas que permitem o profissional está apto a realizá-los nos ambientes de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s) e Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs).
“O curso tem a missão de preparar os profissionais para atuarem em momentos em que sejam exigidos procedimentos emergências em situações de risco. É um importante passo que o Maranhão está dando para a qualificação dos seus profissionais e uma enorme melhoria na qualidade do atendimento prestado nas unidades, uma vez que o profissional que recebe o treinamento desenvolve habilidades para atuar em situações de emergências cardiovasculares em pacientes, em situações de emergências pediátricas e também agir de maneira mais consciente reduzindo riscos e resguardando ainda a sua própria integridade como pessoa e profissional”, justifica Helder Lima.
De acordo coma a coordenadora da Rede de Serviços da SES, Socorro Bispo, nesta terceira e última etapa está sendo treinado um grupo de 580 profissionais formado por “colaboradores” que atuam tanto nas Unidades de Pronto Atendimento de São Luís (Vinhais, Parque Vitória, Itaqui-Bacanga e Araçagy), quanto profissionais advindos do interior que já atuam ou irão atuar em unidades a serem inauguradas nos próximos meses.
“Além de São Luís, temos aqui profissionais dos municípios de Alto Alegre, Timbiras, Colinas, São João dos Patos, Barreirinhas, Peritoró e Itapecuru”.
Entendendo o curso - A primeira etapa do curso aconteceu no mês de fevereiro, após ser idealizado e apresentado pelo secretário de Saúde, Ricardo Murad, com a meta de capacitar 1.746 profissionais, de nível médio e superior, em três etapas do curso, integrando-se às ações do “Programa Saúde é Vida”, responsável pela implantação de novos hospitais, revitalização e modernização da rede saúde no estado.
A qualificação oferecida aos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem esta baseada no treinamento de procedimentos avançados e aprimoramento de condutas sobre as siglas inglesas ACLS (designada para Suporte Avançado de Vida em Cardiologia), PALS (Suporte Avançado de Vida em Pediatria) e BLS (para Suporte Básico de Vida para profissionais de saúde).
O curso se estenderá até o dia 1º de julho, no Hotel Praia Mar, e será reforçado com a participação dos profissionais em treinamento, no seminário sobre Urgência e Emergência Cardiovascular que acontecerá na quinta-feira (27), às 19h.