O curso de Farmácia da Faculdade de Imperatriz (FACIMP) envolveu alunos, professores e colaboradores em atividades para comemorar o Dia das Mães. Os eventos aconteceram nos dias 10, 11 e 12 de maio, nas escolas Menino Jesus de Praga, na Vila Nova, Fraternidade, no bairro São Salvador, e São Vicente de Paula, no bairro Bacuri.
A comemoração foi alusiva ao Dia das Mães, mas o objetivo principal foi chamar a atenção para os cuidados preventivos à saúde, fornecendo subsídios para que os participantes pudessem descobrir, através das ações, a necessidade de despertar para melhorias na qualidade de vida.
Para a coordenadora do curso de Farmácia, professora MSc. Valquíria Luzia de Castro, a importância para o acadêmico de Farmácia “é que ele possa refletir na sua formação de forma crítica e reflexiva suas dificuldades para o alcance de um maior índice de aprendizagem, contribuindo para inclusão social nos atendimentos farmacêuticos e educando ao resgate da credibilidade através da sua participação na organização e culminância de cada ação”.
As atividades foram realizadas pelos alunos do 2º e 6° períodos, que culminou em oferecimento do café da manhã, distribuição de presentes, testes rápidos de glicemia capilar e palestras, cujos temas abordados foram voltados para a saúde: prevenção do câncer, pressão arterial, colesterol e cuidados com os procedimentos com as coletas de materiais para exames parasitológicos e de urina.
“Com ações desta natureza, o curso de Farmácia assume uma postura ética e cidadã, incentivando a participação de todos os envolvidos nos eventos e atuando através de ações de responsabilidade social que propiciem o bem-estar dos colaboradores e demais partes interessadas. Para o acadêmico de Farmácia, o intuito é orientar no processo ensino-aprendizagem”, concluiu Valquíria.