Quem apresenta resistência com sutura ou o popular curativo agora conta com uma opção menos dolorida e muito mais prática. A Oncoradium, Centro de Prevenção e Tratamento de Câncer, trouxe para a região novas técnicas para a cicatrização de feridas com uso de curativos tecnológicos.
Atualmente, são inúmeras as opções de curativos existentes no mercado. Eles são formas de tratamento de feridas e a sua escolha vai depender de fatores individuais, como doenças crônicas, traumas e cirurgias. Seu tratamento é dinâmico e depende da evolução das fases de cicatrização.
Os curativos tecnológicos ou especiais são desenvolvidos com propostas bem definidas e sua variedade possibilita a melhor adequação e manejo de diversas condições das feridas. São usados nestes tipos de curativos substâncias com Hidrocolóides, Hidrogel, Alginato de Cálcio, Carvão Ativado de Hidropolímero, Ibuprofeno e Prata.
A cicatrização através de curativos tecnológicos possui várias vantagens quando comparados aos curativos comuns, afirma a enfermeira oncológica da Oncoradium, Lay Barleze. “Eles previnem a desidratação da ferida mantendo a sua umidade para não levar a necrose, aceleram a vascularização, aliviam a dor, removem os tecidos mortos sem dor e fricção, protegem contra micro-organismos e evitam infecções”.
Como o processo cicatricial evolui constantemente, certos curativos podem deixar de ser a melhor indicação após alguns dias. O acompanhamento adequado é fundamental e deve ser feito por pessoa capacitada. Além disso, os pacientes podem reagir de forma diferente, mesmo apresentando feridas semelhantes.
“A avaliação médica é fundamental”, comenta a enfermeira. “Feridas mais profundas e extensas são complementadas com pomadas ou curativos especiais. Suas condições clínicas desfavoráveis, como infecções, devem ser sanadas ou melhoradas para que se possa facilitar e acelerar a evolução do processo de cicatrização da ferida”.
Os curativos são executados por médicos ou enfermeiros graduados com qualificação através de cursos e treinamentos para o uso correto da tecnologia. Os avanços tecnológicos possibilitam a utilização de produtos que, evidentemente, acelerem a cicatrização das feridas e facilitam a vida do paciente. (Assessoria Oncoradium)